Descrição de chapéu Obituário Tânia Maria Zardo Tonet (1948 - 2018)

Mortes: Pesquisadora e museóloga, defendia cultura ítalo-gaúcha

Foi orientadora histórico-antropológica do longa 'O Quatrilho', de Fábio Barreto

Thaiza Pauluze
São Paulo

Já foi chique pelas bandas sulistas se dizer italiano, não brasileiro. Tânia Tonet sempre bateu o pé: "somos ítalo-gaúcho", dizia a pesquisadora e museóloga que defendia a identidade formada a partir da aculturação dos dois países, da mistura.

Tânia Tonet com o ator Bruno Campos, do longa "O Quartilho", de Fábio Barreto
Tânia Tonet com o ator Bruno Campos, do longa "O Quartilho", de Fábio Barreto - Arquivo Pessoal

Neta de imigrantes, nascida única mulher dos quatro irmãos, em Bento Gonçalves (RS), aos 17 anos dava aulas de história e religião. Logo se formaria em filosofia, anotando no currículo pós-graduações em folclore e história da América Latina. Aos 22, já casada, mudaria para cidade do marido, Caxias do Sul (RS).

Tânia não ficava à toa, era viciada em trabalho. Também tinha capacidade extraordinária de leitura, em duas horas lia um livro inteiro.

Daí, não demoraria a assumir a direção do Museu e Arquivo Histórico Municipal caxiense, organizar as tradicionais Festas da Uva e ser orientadora histórico-antropológica do longa "O Quatrilho", de Fábio Barreto.

Foi também a primeira mulher a receber a Comenda Negrinho do Pastoreio, primeira vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. E recebeu o título de cidadã caxiense da Câmara Municipal.

Arrumava tempo ainda para as flores e os sete cachorros na chácara em que vivia, e para fazer suas famosas caçapas —doce típico italiano. Com a família, fundou uma empresa especializada em memória: de empresas, rádios, clubes de futebol, igrejas. Era a ela que se dedicava nos últimos tempos.

Também se esforçava na dieta. Queria voltar a andar de bicicleta e vestir calças jeans. Sonhava conhecer a Itália e ter netos. Mas uma embolia pulmonar a impediu, no dia 23 de julho, aos 69 anos. Deixa um irmão, o marido e o filho.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.