Descrição de chapéu Obituário Mário Edison Camargo Farah (1937 - 2018)

Mortes: Ícone da noite paulistana, pianista emocionou gerações

Músico completou 56 anos de carreira, dos quais 37 foram no Fasano, em SP

O pianista Mário Edson Farah
O pianista Mário Edson Farah, que fez carreira na noite paulistana - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Quando o pianista Mário Edison Farah começava sua apresentação no Bar Baretto, do Hotel Fasano, em São Paulo, prendia a atenção de um público diversificado.

O homem magro, alto, sempre muito elegante —costumava usar terno escuro e um lenço no bolso—, tinha grande sensibilidade. Ele dizia buscar na plateia o ritmo da noite, e conseguia transitar muito bem entre o erudito e o popular. Tinha como marca a inovação e era capaz de sofisticar algo trivial. "Com um bom arranjo tudo fica bom", costumava afirmar. 

"O Mário era um showman, um artista completo que se entregava à música", diz Rogério Fasano, proprietário do hotel e do bar que foram palcos para Farah por mais de três décadas.

Para o empresário, o músico era diferenciado e tinha muito pique e bom humor para fazer o que mais gostava. "Era a vida dele, tanto que nos motivou a abrir o Baretto para tê-lo tocando num bar. Ele foi elogiado por grandes artistas e ajudou a lançar muitos outros."

Filho de Nacif Farah, um renomado compositor de música sacra, o talento e as habilidades musicais surgiram cedo na vida de Mário. Nascido em São Paulo, ele cresceu em Tatuí, no interior paulista, onde acompanhava os saraus que ocorriam em sua casa.

Ainda em Tatuí começou a trabalhar como professor do ensino básico, função que manteve quando migrou para a capital paulista. Por muito tempo lecionava pela manhã e tocava à noite. Passou por várias casas de show até iniciar no Fasano em 1982.

Interrompeu os 56 anos de profissão no dia 18 de setembro, quando morreu por falência de múltiplos órgãos, aos 81 anos. Deixa a mulher e duas filhas.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.