Descrição de chapéu Dias Melhores

Gêmeas unidas pela cabeça são separadas em quinta cirurgia em SP

Considerada complexo, procedimento durou mais de 17 horas

Marlene Bergamo Marcelo Toledo
Ribeirão Preto (SP)

Após cinco procedimentos cirúrgicos e uma angústia familiar que se arrastou por oito meses, as gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Isadora foram separadas no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) às 21h deste sábado (27). A cirurgia durou mais de 17 horas.

As meninas de 2 anos e 3 meses, que nasceram unidas pela cabeça, passaram por um dos mais complexos procedimentos médicos já realizados no país e que envolve reforço do neurocirurgião norte-americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, de Nova York —considerado um dos maiores especialistas do mundo no assunto. 

A separação ocorreu às 21h09, depois de 14 horas de cirurgia. A equipe, comandada pelo médico Hélio Machado e por Goodrich, comemorou: "Está separado! Estão separadas!". 

O aviso foi dado pelos neurocirurgiões pediátricos Ricardo de Oliveira e Marcelo Volpon, que estavam há horas trabalhando para romper a ultima barreira que ligava o cérebro das duas meninas.

A equipe vibrou por alguns segundos e, logo em seguida, colocaram as crianças em mesas cirúrgicas diferentes, para a reconstrução dos crânios.

Cerca de 40 pessoas, entre neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, anestesiologistas, intensivistas, pediatras, enfermeiros, médicos residentes e tecnólogos estão envolvidos na operação. 

O caso é único na história da medicina brasileira. A família das gêmeas, que é de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), está em Ribeirão Preto desde fevereiro, mês em que ocorreu a primeira cirurgia. A mudança ocorreu para dar mais conforto a todos e evitar deslocamentos aéreos.

O procedimento deste sábado consiste na separação total do crânio e das estruturas do cérebro das gêmeas.

A primeira cirurgia foi realizada em 17 de fevereiro e, assim como a segunda, feita três meses depois, foi bem-sucedida. 

Em agosto, foi a vez do terceiro procedimento, um dos mais complexos da série, que deixou os cérebros praticamente separados. Só na parte neurológica, a operação durou cerca de sete horas e mobilizou 25 pessoas.

No mesmo mês, passaram por um novo procedimento preparatório, com a implantação de expansores subcutâneos para dar elasticidade à pele. 

O valor de uma cirurgia como essa é calculado em US$ 2,5 milhões (R$ 9,1 milhões) na rede privada dos EUA. Na rede pública, como é o caso das meninas, o custo é menor.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.