Descrição de chapéu Agora

Bruno Covas inaugura em SP duas creches que funcionam desde agosto

Prefeito descerrou placas com datas de dezembro, mas unidades estão abertas há 4 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agora

O prefeito Bruno Covas (PSDB) inaugurou na semana passada duas creches na região do Jaraguá (zona norte) que já estavam em funcionamento desde agosto. Os CEIs (Centros de Educação Infantil) Professora Cely Velloso Vignola e Aracy Gouvea de Souza foram construídos pela Prefeitura de São Paulo mas são administradas por entidades. São os chamados CEIs indiretos.

Durante as cerimônias, o prefeito e o secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, descerraram as placas comemorativas que indicavam que as creches foram inauguradas em “dezembro de 2018”, apesar de estar funcionando há mais de quatro meses. Bruno Covas também visitou as instalações das unidades.

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, em inauguração de CEI em São Paulo - Prefeitura/Divulgação

A reportagem esteve nas duas creches e funcionárias confirmaram que as unidades estão funcionando desde agosto. Na sexta-feira (14), porém, não havia crianças nas salas de aula, pois os funcionários estavam em festa de confraternização de final de ano.

No CEI Professora Cely Velloso Vignola, uma funcionária disse que a DRE (Diretoria Regional de Educação) Pirituba/Jaraguá, que responde pelas duas unidades, solicitou a presença do prefeito desde que a unidade abriu, em 6 de agosto, mas só no dia 13 foi oficializada a inauguração. “Eles [a DRE] solicitaram desde agosto, mas foram adiando. Vinha o pessoal do cerimonial, marcava e adiava. Marcava e adiava”, afirmou uma das funcionárias, que preferiu não se identificar. 

Segundo ela, a presença do prefeito e do secretário não alterou a rotina de funcionamento da unidade. “Está tudo igual. Mesmo horário de funcionamento e a mesma quantidade de crianças”.

No CEI Aracy Gouvea de Souza uma funcionária que não se identificou também confirmou que não houve mudança no atendimento após a presença do prefeito.

O prefeito Bruno Covas no Centro de Educação Infantil Profª Cely Velloso Vignola, na zona norte de SP - Prefeitura/Divulgação

“Estamos abertos desde agosto mas só na última quinta o prefeito veio inaugurar. Mas está tudo igual, sem nenhuma mudança no atendimento”, afirmou.

As duas creches inauguradas funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

‘Não era adequado esperar’

A Secretaria Municipal de Educação disse em nota que não considerou “adequado” esperar a inauguração das creches Professora Cely Velloso Vignola e Aracy Gouvea de Souza para entregá-las à população.

Segundo a secretaria, as duas unidades atendem, juntas, 309 crianças de 0 a 3 anos, que recebem cinco refeições por dia em estrutura adequada à idade.

A secretaria não respondeu qual a necessidade de se fazer a inauguração mesmo com as creches em funcionamento há mais de quatro meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.