Descrição de chapéu Agora Alalaô

Megablocos lotam as ruas de São Paulo neste fim de semana

Folia na cidade tem início com atrações aguardadas, como Sargento Pimenta e a banda Velhas Virgens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agora

A uma semana do Carnaval, 210 blocos começam a invadir as ruas da capital paulista. Tem festa para todos os gostos, de samba a rock‘n‘roll. O carioca Sargento Pimenta, que faz coveres dos Beatles em ritmo de marchinhas, é uma das atrações mais aguardadas deste sábado (23), no início da folia de rua, gratuita.

Também neste sábado, dois blocos do ano passado repetem a dobradinha, no parque Ibirapuera (zona sul): Maluco Beleza, com Alceu Valença, e Frevo Mulher, com Elba Ramalho.

Ainda no sábado, acontece o show da banda de rock Velhas Virgens, na praça da República (região central de SP).

“O Carnavelhas está fazendo 19 anos e a gente vai procurando espaço para mostrar que tem como tocar rock em marchinha de Carnaval. Dá uma opção para as pessoas que não gostam do Carnaval tradicional”, diz o vocalista das Velhas Virgens, Paulo de Carvalho, o Paulão.

A banda promete novidades. Fará de clássicos sertanejos “de bebedeira”, como “Pinga Ni Mim”, de Sérgio Reis, marchas de Carnaval. “Buscamos inspiração nesses carnavais do interior, porque muita gente diz que era mais divertido”, diz Paulão.

No domingo (24) outros blocos tradicionais fazem folia, como Confraria do Pasmado e Gambiarra + Tiago Abravanel, ambos em Pinheiros (zona oeste), Acadêmicos do Baixo Augusta, na Consolação (centro) e Monobloco, no Ibirapuera (zona sul).

Na segunda-feira (25), o bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, criado pelos percussionistas e arte-educadores Fefê Camilo e Fernando Alabê, faz sua terceira saída. A concentração será a partir das 16h, na Aparelha Luzia, em Campos Elíseos (região central), espaço concebido pela deputada estadual Erica Malunguinho (Psol),  primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. O bloco visa o reencontro cultural das matrizes africanas com a população afrodescendente.

No ano passado, a prefeitura registrou público de 9 milhões de pessoas no Carnaval, incluindo do desfile das escolas.Mas quem for encarar, prepare-se, pois deve chover à tarde, tanto no sábado quanto no domingo. A temperatura deverá bater na casa dos 30ºC.

'Jenifer’ vai invadir o Carnaval do Anhembi 

A atração do momento, Gabriel Diniz, do hit “Jenifer”, vai se apresentar com o Bloco da Jenifer neste domingo (24), às 15h, na primeira edição do Arena Carnaval SP. O festival acontece no fim de semana, na área externa do Pavilhão de Exposições do Anhembi.

No sábado, uma das atrações é Léo Santana (14h). No domingo, Bonde do Tigrão (19h) e Pabllo Vittar (20h). A entrada é grátis, com limite para 28 mil pessoas. Só entram maiores de 18 anos. Nos dois dias os portões abrem às 14h.

A prefeitura, sob gestão Bruno Covas (PSDB), faz operação especial no trânsito para a passagem dos blocos e aconselha os foliões a dar prioridade ao transporte público. Passageiros podem consultar quais das 43 linhas de ônibus serão desviadas pelo telefone 156 ou site www.sptrans.com.br/carnaval/. A Zona Azul estará suspensa nos bolsões internos do parque Ibirapuera (zona sul) neste fim de semana.

Sambista de chapéu de palhinha estende a mão para a frente ao lado de moça com fantasia de escola de samba
Desfile do Bloco do Faísca, em São Paulo - Rahel Patrasso - 22.fev.2019/Xinhua


 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.