Empresa planta 3.000 mudas e cria jardim na ciclovia da Faria Lima, em SP

Em troca, prefeitura autorizou placas com o nome da empresa na avenida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo fechou parceria com uma empresa privada para implantar e cuidar de um jardim no entorno da ciclovia da avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo.

A locadora de carros Movida está plantando 3.000 mudas na avenida, desde o cruzamento com a avenida Rebouças até a rua Nova Cidade, na Vila Olímpia. 

São sete espécies no total: bromélia neoregelia fogo, guaimbê, filodendro, dracena-vermelha, dionela-variegata, moreia e barba-de-serpente.

Em troca, a prefeitura autorizou que placas com o nome da empresa fossem colocadas no local.

A Faria Lima tem a ciclovia mais movimentada da cidade. Contador da prefeitura registrou 167 mil passagens na faixa para bicicletas somente no último mês de março. A média mensal é de 100 mil passagens.

A primeira fase entre a avenida Rebouças e o shopping Iguatemi, já em implantação, deve ser concluída na próxima segunda-feira (8). O restante ficará pronto nas próximas semanas. O projeto todo envolve 21 mil m² de vegetação, segundo a paisagista Luiza Senna Gaspar.

“A ideia é fazer um traçado que traga movimento e cor. Trabalhar com a composição dessas espécies, criando maciços onde a gente junta dois, três tipos de planta e cria contrastes”, explica ela.

“O projeto também traz segurança para o pedestre. Quando é tudo grama, as pessoas cruzam a avenida em trechos onde não há faixa, então plantamos esses maciços para fazer o pedestre atravessar na faixa”, diz.

Segundo a prefeitura, o convênio vai durar três anos, período em que a empresa fará serviços de “manutenção, conservação e melhorias urbanísticas”, incluindo aí corte de grama, limpeza e poda. Depois disso, a manutenção deve ficar por conta da própria prefeitura.

Na última semana, o Tribunal de Contras do Município barrou uma licitação da prefeitura para contratar uma empresa para fazer a manutenção do jardim vertical da avenida 23 de Maio, que está deteriorado. Conforme a Folha mostrou no ano passado, as plantas do jardim estavam secas já um ano depois que o muro verde foi plantado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.