Metrô e CPTM contratam auditoria por suspeita de fraudes no Bilhete Único

Balanço anual apontou diminuição de receita de R$ 160 mi; Metrô alega demora por solução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresas vinculadas ao governo João Doria (PSDB), contrataram um pente-fino financeiro para avaliar fraudes no sistema do Bilhete Único, controlado pela Prefeitura de São Paulo.

O sistema do Bilhete Único gere grande parte da receita do Metrô e da CPTM.  A Prefeitura é responsável pela criação e implementação dos mecanismos antifraude no sistema informatizado. Ela diz já apurar internamente diferentes formas de combate a fraudes no sistema.

A consultora Ernst & Young foi contratada no último dia 16 pelo Metrô para identificar eventuais perdas da companhia paulista com o sistema de bilhetagem nos últimos cinco anos.

Em nota, o Metrô disse que a auditoria visa apurar se possíveis fraudes estão causando evasão de renda destinada às empresas operadoras de transporte e de que maneira isso pode estar acontecendo.

O balanço anual do Metrô de 2018 mostrou uma diminuição de receita de R$ 160 milhões na venda de créditos do Bilhete Único. Segundo o Metrô, essa perda motivou a busca por fraudes.

O Metrô não explicou que tipo de fraudes podem estar minando a receita da empresa, disse apenas que é responsabilidade da prefeitura combater possíveis fraudes de terceiros. Segundo o Metrô, apenas uma auditoria poderia identificar a causa e o tamanho do problema, caso ele se confirme. 

Enquanto a auditoria é feita, o Metrô e a CPTM notificaram a SPtrans (braço da prefeitura que gere os ônibus da cidade e também o Bilhete Único) a prestar esclarecimentos sobre a remuneração do sistema. A informação foi publicada no site Diário do Transporte. 

A notificação é extrajudicial, ou seja, não é um processo formal na Justiça. O Metrô alega ter perdido vultosos valores. Diz ainda que há tempos trata sobre a ocorrência de fraudes com a SPTrans, mas que há demora em solucionar o problema por parte da prefeitura. 

Já a CPTM diz ter constatado diversos riscos no controle de informações do sistema de remuneração do Bilhete Único. 

Com as notificações extrajudiciais, a CPTM e o Metrô visam garantir o ressarcimento das eventuais perdas identificadas no prazo de cinco anos. 

A SPTrans respondeu em nota que rebaterá os argumentos da CPTM e que eles não condizem com a realidade do Bilhete Único.

A SPTrans diz ainda que, nos últimos meses, tem instituído medidas que visam o combate às fraudes. Entre elas estão o reconhecimento facial por meio de câmeras instaladas em todos os ônibus da cidade, identificação de cartões com divergência entre recargas e utilizações, cancelamento de cartões com créditos temporais falsos e o fim do emissão de bilhetes sem identificação. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.