Motorista pode renovar CNH sem precisar ir ao Detran em SP

Renovação que aproveita foto e dados já registrados está disponível em 85 cidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Motoristas de 85 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital, não precisarão mais ir até o Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O serviço de renovação simplificada agora pode ser solicitado pelo site do órgão, que reaproveita a última coleta biométrica, de foto, assinatura e digitais, e emite automaticamente o documento. 

Para receber o documento em casa, o motorista precisa agendar online os exames médico e psicotécnico, ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios. O valor total é de R$ 54,77.

A renovação simplificada está disponível para condutores com CNH A, para pilotar moto, B, para dirigir automóvel, e A/B. Juntas, essas categorias representam 82% do total de 24 milhões de habilitações registradas no estado, segundo o órgão.

Pode optar pelo serviço quem tem a carteira de habilitação vencida ou a vencer em 30 dias, com foto e em situação regular —ou seja, que não esteja suspensa ou cassada.

Se houver necessidade de alterar dados, como nome ou endereço, ou de nova coleta biométrica, ou caso o sistema identifique algum impedimento, o processo deverá ser efetuado presencialmente. O atendimento continua sendo oferecido normalmente nas unidades do departamento de trânsito, já que a renovação simplificada é opcional.

A lista das 85 cidades do estado que oferecem a nova emissão do documento pode ser consultada aqui.

Já era possível tirar a CNH digital sem precisar passar pelas filas do Detran, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que utiliza a câmera do smartphone e tecnologia de reconhecimento facial para gerar a Carteira Nacional de Habilitação Digital.

O aplicativo dispensa a burocracia da certificação digital, que era o motivo pelo qual boa parte dos interessados em ter o documento precisava passar pelos Detrans estaduais —quem já tinha um certificado digital, que é pago e pode ser obtido em órgãos especializados, não precisava apelar aos órgãos de trânsito.

O aplicativo, no entanto, é útil apenas para motoristas com a carteira de habilitação de papel que possui QR Code impresso — os modelos emitidos após maio de 2017.

Após baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Google Play e App Store), o usuário ativa seu cadastro e pode requisitar o documento via celular.

Neste caso, o aplicativo realiza a leitura do QR Code da CNH de papel e depois faz o reconhecimento facial para verificar se o solicitante é o mesmo cadastrado no Detran.

Em seguida, o usuário informa um número de telefone celular e cadastra uma senha de quatro dígitos para acessar o documento, que pode ser visualizado mesmo offline.

Com Uol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.