Defesa Civil emite alerta para ventos fortes na capital e litoral de SP

Ventania pode chegar a 80 km/h; na capital, temperaturas despencaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para ventos fortes entre a noite desta terça-feira (16) e a tarde de quarta-feira (17) na faixa leste do estado, o que inclui a região metropolitana da capital, o litoral e os vales do Paraíba e do Ribeira.

Os ventos podem chegar a 80 km/h, segundo o comunicado da Defesa Civil.

De acordo com a escala de Beaufort, que classifica a intensidade das monções, 80 km/h entra na categoria das ventanias fortes, que podem causar, no mar, grandes ondas e visibilidade baixa, e, em terra, danos leves em construções, com possibilidade de destelhamento de casas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também aponta perigo de ventos fortes nas costas de Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A Defesa Civil emitiu uma série de recomendações para quem estiver na região atingida. Primeiro, é preciso procurar um local seguro para se abrigar e manter portas e janelas fechadas. O órgão recomenda não sair com embarcações para o mar nem praticar esportes aquáticos e não ficar sob árvores, rede elétrica ou coberturas frágeis.

Não entre em edificações danificadas pelos ventos fortes, diz a Defesa Civil, até que o local seja considerado seguro pelas autoridades. 

Se estiver em uma embarcação e for surpreendido pela ventania, informe sua localização à capitania dos portos.

Em abril, uma tempestade de vento no litoral paulista, com registro de ventos a 123 km/h, provocou a morte da Caroline Bittencourt, em Ilhabela, que caiu de uma embarcação e morreu afogada.

Em caso de emergência, ligue para os bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199). Para receber alertas meteorológicos gratuitos do governo, basta mandar um SMS com seu CEP para 40199.

O tempo mudou na capital paulista, onde as temperaturas despencaram nesta terça. Os termômetros devem marcar mínimas em torno dos 11°C na próxima madrugada, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para as baixas temperaturas.

Nesta quarta, o tempo melhora e o sol volta a aparecer, mas, segundo o CGE, a temperatura continua baixa: entre 10°C e 18°C, sem previsão de chuvas significativas. Na quinta (18), a previsão é de mínima de 9°C e máxima de 20°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.