Após frente fria, final de semana em São Paulo será de sol e calor pode chegar a 27°C

Sem chuva, aumenta poluição atmosférica no estado; temperatura deve cair na próxima semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da intensa frente fria que derrubou as temperaturas no início da semana em São Paulo, os termômetros devem marcar 27ºC neste domingo (14). O final de semana terá grande amplitude térmica, com noite e amanhecer de baixas temperaturas e calor à tarde.

Nos próximos dias o céu estará azul, com sol, em consequência de uma massa de ar seco, que inibe as condições de chuva em todo o Sudeste. São Paulo já completa uma semana sem chover.

Janeiro deste ano em São Paulo foi o mais quente dos últimos 76 anos - Rubens Cavallari/Folhapress

A falta de chuva aumenta a concentração de poluentes e piora a poluição atmosférica no estado. Nesta quinta (11), na região do Itaim Paulista, zona leste da capital paulista, a qualidade do ar chegou ao índice ruim, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O nível de umidade também está muito baixo nas horas mais quentes do dia. Nesta sexta (12), chegou a menos de 20% na região centro-oeste e no norte do estado. Na capital e na Grande São Paulo está em torno de 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal para a saúde humana é a umidade no ar ficar acima dos 60%.

No sábado, os termômetros vão variar de 12ºC a 26ºC e, no domingo, devem marcar mínima de 14ºC e máxima de 27ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A partir de segunda-feira (15) uma nova frente fria vai trazer instabilidade para áreas do oeste, sul e leste do estado e queda na temperatura para todas as regiões. Com dia nublado e previsão de chuva isolada, a mínima deve ser de 14ºC e a máxima de 22ºC. Na terça (16), fica ainda mais frio, com chuva e termômetros entre 11ºC e 16ºC.

Ao menos três moradores de rua morreram durante a última forte onda de frio na capital paulista. As mortes foram registradas em Itaquera, na zona leste, Barra-Funda, na zona oeste, e Canindé, no centro.

TEMPO NO BRASIL

Ao contrário de São Paulo, o final de semana no Sul do país vai continuar gelado, com a chegada lenta de uma nova frente fria, que vai provocar chuva, raios e vento forte, além da queda nas temperaturas, principalmente no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina e no oeste do Paraná. Mas há risco de chuva forte e ventania em praticamente toda a região.

A maior parte dos estados do Norte terá sol, tempo abafado e pancadas rápidas e isoladas de chuva nos próximos dias. Deve chover forte no Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.

Em quase todo o leste da região Nordeste, final de semana deve ser de calor e chuva rápida. Já no litoral de Pernambuco e da Paraíba, previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia.

Nas demais localidades, a grande e forte massa de ar seco deixa o tempo ensolarado e com baixa umidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.