Descrição de chapéu Obituário Edson Daniel Bauermann (1973 - 2019)

Mortes: Atleta, foi campeão em basquete e em recomeços

Edson Daniel Bauermann iria participar do Campeonato Nacional Master de Basquete no Rio de Janeiro

Patrícia Pasquini
São Paulo

O sonho de Edson Daniel Bauermann era ser jogador de basquete. Nascido em Santa Cruz do Sul (RS), aos 13 anos experimentou a emoção de pisar numa quadra.

Tornou-se técnico em informática, mas investiu no esporte. Vestiu a camisa do Esporte Clube União Corinthians, de basquete, nas categorias mirim até juvenil, e foi quatro vezes campeão gaúcho.

Em janeiro de 2016, interrompeu o sonho pela primeira vez. Um infarto o afastou das quadras por quase dois anos. 

 
Jogador de basquete, Edson Daniel Bauermann
Jogador de basquete, Edson Daniel Bauermann - Arquivo pessoal

Cerca de seis meses após o problema cardíaco, perdeu a casa onde morava num incêndio e no ano seguinte enfrentou a morte da mãe, por AVC.

A irmã, a professora Tania Lori Kist, 53, conta que Bauermann nunca foi apegado a bens materiais, mas sempre valorizou a família, amigos e o basquete.“Ele lutou para ajudar a família. Foi um guerreiro apaixonado pelo basquete”, diz.

Restabelecido, voltou para as quadras e em 2018 e tornou-se campeão da Copa RS Master de Basquete pelo Esporte Clube União Corinthians. Foram muitos recomeços.

“A paixão dele pelo basquete o manteve firme no objetivo de voltar a jogar. Foi o ponto de equilíbrio para não cair em depressão”, afirma a irmã.

O atleta já estava de malas prontas para o Campeonato Nacional Master de Basquete no Rio de Janeiro. A família o acompanharia.

No dia 21 de setembro, Bauermann participava da Copa Master RS e desmaiou após três minutos em quadra. O médico do time identificou que se tratava de um infarto, fez os primeiros socorros, mas ele não resistiu.

Edson Daniel Bauermann morreu aos 46 anos. Deixa esposa, dois filhos, o pai e duas irmãs.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.