Policiais envolvidos na morte de Ágatha contrariam versão inicial da PM

Corporação havia dito que guarnição foi atacada de diversos locais do Alemão, mas segundo agentes apenas um homem atirou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

​A história que dois policiais militares envolvidos no caso de Ágatha Félix, 8, contaram aos investigadores sobre a morte da menina é diferente da versão divulgada inicialmente pela própria Polícia Militar.

A corporação havia dito que a guarnição foi atacada por criminosos de diversos locais do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. 

“Por volta das 22h desta sexta-feira, 20/09, equipes policiais da UPP Fazendinha, que estavam baseadas na esquina da Rua Antônio Austragésilo com a Rua Nossa Senhora, foram atacadas de várias localidades da comunidade de forma simultânea. Os policiais revidaram à agressão”, dizia nota divulgada no sábado, dia 21.

Reconstituição da morte de Ágatha Félix, 8
Reconstituição da morte de Ágatha Félix, 8 - Allan Carvalho/AM Press & Images/Folhapress

No mesmo dia, o porta-voz da PM, Mauro Fliess afirmou à TV Globo que "somente uma investigação transparente" poderia mostrar as circunstâncias em que o fato ocorreu. "A Polícia Militar reforça a versão apresentada pelos policiais militares, de que foram atacados de forma simultânea por marginais daquela localidade."

Agora, porém, esses agentes que estavam no local afirmam que apenas um homem que estava na garupa de uma moto passou atirando. Eles ainda são tratados como testemunhas pela Delegacia de Homicídios da capital fluminense.

“Segundo os policiais, o garupa dessa moto passou atirando na guarnição que estava aqui no momento da ocorrência, e os policiais teriam feito o disparo para revidar esse ataque”, disse o diretor do Departamento de Homicídios, Antônio Ricardo Nunes, durante a reconstituição da ocorrência na noite desta terça (1º).

A Polícia Civil havia informado que nenhum dos 11 agentes envolvidos de alguma forma no caso iria comparecer, mas após algumas horas esses dois mudaram de ideia e foram até a comunidade. Questionado sobre o motivo, o delegado se limitou a responder: “Eles tomaram conhecimento e resolveram vir”.

Ambos trabalham na UPP Fazendinha (Unidade de Polícia Pacificadora), que fica a alguns metros da esquina onde Ágatha foi baleada. Outros seis dessa unidade se ausentaram, e os três restantes apenas haviam prestado socorro à criança na noite daquela sexta-feira (20).

Outra que não foi à reconstituição foi a mãe da menina, Vanessa Sales, que ainda está muito abalada e passou mal. Testemunhas podem optar por estar ou não no procedimento, porque têm o direito de não produzir provas contra si mesmas.

Além dos policiais, participaram outras seis pessoas que estavam naquela noite no local conhecido como largo da Birosca. Foi ali que a menina levou um tiro nas costas quando voltava de um passeio no shopping com a mãe, por volta das 21h, dentro de uma kombi.

Uma das testemunhas é o motorista do veículo, que ficou encapuzado na reconstituição para preservar sua identidade. Ele disse em depoimento ter visto um dos policiais da UPP disparando duas vezes em direção a dois homens em uma moto que passaram em alta velocidade perto da van, aparentemente desarmados. Segundo ele e outros moradores, não houve troca de tiros.

Ele havia estacionado o veículo, que estava com o porta-malas aberto porque uma família desembarcava naquele momento, numa rua ocupada por comércios e bastante movimentada. Se houvesse conflito, afirma, não teria parado.

“Vamos fazer todas as medições e confrontá-las com as versões apresentadas na delegacia”, declarou o delegado Nunes antes do início da reconstituição. “Esperamos chegar a essa conclusão, sim, para saber quem efetuou o disparo que matou a menina Ágatha.”

Uma das hipóteses estudadas pela perícia, segundo ele, é que o projétil tenha batido em um poste e desviado antes de atingi-la. Esse poste e uma casa próxima, porém, têm diversas marcas de tiros, possivelmente disparados em outras ocasiões.

Foi encontrado dentro do corpo da garota apenas um fragmento de projétil, que por estar deformado não pode ser confrontado com os cinco fuzis e duas pistolas apreendidos com os PMs. A bala é de fuzil, mas não é possível saber seu calibre, concluiu um laudo do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli).

Ao todo, trabalharam na reprodução simulada 70 policiais civis, incluindo quatro peritos, um deles especialista em reconstituições desse tipo. Eles testaram a versão de cada testemunha separadamente, enquanto todo o entorno estava cercado pelos agentes e por três blindados. 

Os investigadores esperaram escurecer para reproduzir as condições de luminosidade da noite do ocorrido, mas os comércios do cruzamento estavam todos fechados e a passagem de veículos ficou bloqueada, diferentemente daquele dia.

O advogado Rodrigo Mondego, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ que tem acompanhado a família de Ágatha, ressaltou que as testemunhas estão com muito medo e pediu que elas não fossem expostas.

Ele chegou junto à mãe de uma outra jovem morta no mesmo local em dezembro de 2017, que disse ter ido à reconstituição para apoiar a mãe de Ágatha e pedir justiça. “Eu sei a dor que ela sente, eu perdi duas”, disse diante das câmeras Jaqueline Cardoso, 39, chorando.

Sua filha Karolayne, de 20 anos e grávida, assim como a neta que estava em seu ventre, foram atingidas exatamente ali por três tiros de fuzil, durante um confronto entre policiais e dois homens armados em uma moto. O caso ainda não foi solucionado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.