Semana terá calor, frio e chuva em São Paulo

Temperatura mínima pode chegar a 8°C em Campos do Jordão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O tempo promete agradar a todos os paulistas nesta semana, que terá sol e calor, frio e chuva. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a partir desta terça-feira (26) as condições para chuva começam a aumentar no interior do estado de São Paulo.

"Centro-Oeste e Norte de SP já terão pancadas de chuva a partir da tarde, que pode ser forte. Na capital, em Campinas, no Vale do Paraíba e no litoral o tempo ainda fica seco, com sol e calor", explica.

Na quarta-feira, o calor e a chegada de uma frente fria colocam o estado de SP em alerta para o risco de temporais à tarde e à noite. Nas áreas próximas ao Paraná e a Mato Grosso do Sul, a chuva terá início na madrugada ou pela manhã de quarta-feira.

O alerta também é válido para ventos. Além da chuva, há previsão de ventania em todo o estado. As rajadas podem chegar a 80 km/h.

 
Clima muda em São Paulo
Clima muda em São Paulo - 15.ago.2017 - Zanone Fraissat/Folhapress

Na quinta-feira, a situação piora. A chuva começa cedo e todas as regiões do estado ficam sujeitas a temporais. O dia terá céu nublado e entrada de ar frio de origem polar. "De quarta para a quinta, a temperatura pode cair até 10°C na capital paulista", afirma.

Thomaz Garcia, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, alerta para a chuva forte e generalizada na capital paulista, com potencial para alagamentos. "Evite transitar em ruas alagadas, passar por enxurradas, ficar embaixo de árvores e perto de postes", aconselha Garcia.

O especialista explica que é normal a entrada de frentes frias nesta época do ano, mas não a sequência de "gangorras", com temperatura na marca dos 14°C ou 15°C, mas acontece.

"É influência do que acontece no Pacífico. Estamos com situação de neutralidade —sem a influência do El Niño ou La Niña—, que propicia a entrada das frentes frias passando rápido pelo Sul, atingindo o norte do Sudeste (Minas Gerais e Espírito Santo) com mais chuva que em São Paulo. É o que estamos observando nas precipitações. Em São Paulo, deveremos fechar o mês de novembro com chuvas abaixo da média", explica.

Veja a previsão da Climatempo para a semana, de acordo com dados captados nas estações meteorológicas nesta segunda-feira (25). A mínima prevista no estado será em Campos do Jordão (181 km de SP), com 8°C.

Capital 

terça-feira: mínima de 15ºC  e máxima de 30ºC
quarta-feira: mínima de 17ºC e máxima de 33ºC
quinta-feira: mínima de 16ºC  e máxima de 23ºC
sexta-feira: mínima de 15ºC  e máxima de 21ºC

Interior

terça-feira: mínima de 10ºC  e máxima de 35ºC
quarta-feira: mínima de 11ºC e máxima de 37ºC
quinta-feira: mínima de 8ºC  e máxima de 27ºC
sexta-feira: mínima de 10ºC  e máxima de 31ºC

Litoral

terça-feira: mínima de 18ºC  e máxima de 30ºC
quarta-feira: mínima de 20ºC e máxima de 36ºC
quinta-feira: mínima de 17ºC  e máxima de 23ºC
sexta-feira: mínima de 16ºC  e máxima de 26ºC

No final de semana, a tendência é que a chuva pare e prevaleça o tempo bom com temperatura em elevação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.