Deslizamento de terra em Campos do Jordão deixa quatro mortos

Outras sete pessoas ficaram feridas; prefeitura declarou luto oficial de três dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deslizamentos de terra deixaram quatro mortos e sete feridos em Campos do Jordão, no interior paulista. O Corpo de Bombeiros diz que recebeu diversos chamados por causa das chuvas que caíram na região a partir da tarde de sexta-feira (13), de acordo com nota da corporação.

Equipes usando capacete e equipamento de proteção trabalham em meio a escombros após deslizamento de terra
Deslizamento após chuvas na sexta-feira (13) deixou quatro mortos em Campos do Jordão, no interior paulista - Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo a prefeitura municipal de Campos do Jordão, equipes dos Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, além de voluntários e outros agentes públicos, trabalharam durante toda a madrugada para socorrer as vítimas.

Os últimos corpos encontrados na manhã deste sábado (14) foram de dois meninos, de 13 e cinco anos, que estavam na casa da avó, no bairro Vila Britânia, que também faleceu.

Além das três mortes, a família teve outras cinco pessoas feridas —duas delas, de cinco e dois anos, seguem em observação. 

Duas casas do bairro foram interditadas e 15 moradores foram abrigados por familiares. Com a previsão de mais chuva, as equipes da Defesa Civil estadual e municipal, além de órgãos técnicos do governo, estão avaliando locais próximos para mapear riscos.

A outra vítima fatal —um bebê de um ano e 11 meses— teve a casa atingida no bairro Vila Paulista. O pai e a mãe da criança, também feridos, já foram atendidos e liberados. 

Em nota, o governo de São Paulo informou que foram publicados, na terça-feira (10), avisos nas redes sociais da Defesa Civil. E que, na sexta-feira (13), foram enviados alertas por mensagens de SMS.

Ainda não há informação sobre velórios e enterros. De acordo com a nota da prefeitura, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Taubaté. O prefeito Fred Guidoni cancelou eventos e decretou três dias de luto oficial.

Pela manhã, o governador João Doria (PSDB-SP) publicou mensagem em uma rede social solidarizando-se com os familiares das vítimas. Acrescentou que equipes continuam mapeando áreas de risco e que o Fundo Social de São Paulo enviará mantimentos para as famílias desalojadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de pancadas de chuva para a noite deste sábado (14). A máxima alcança 26ºC e a mínima chega a 15ºC.

No domingo (15), as temperaturas variam entre 22ºC e 16ºC, com céu encoberto. Só deve voltar a chover na cidade na quarta-feira (18), segundo o Instituto.

O governo também recomendou que, no caso de qualquer sinal de rachadura na residência, os ocupantes devem deixar o imóvel e acionar a Defesa Civil no telefone 199, ou a Guarda Civil Metropolitana, no 153. A recomendação vale para situações de postes ou árvores inclinados observados nas proximidades.

Para receber alertas da Defesa Civil por mensagens de SMS, basta enviar o CEP para 40199 para realizar o cadastro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.