Ciclone Kurumi deve atingir litoral do Sudeste nesta quinta, alerta Marinha

São esperados ventos de até 87 km/h e ondas de até 5 metros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Marinha emitiu na última terça (21) um alerta para possível formação de um ciclone subtropical no litoral do Sudeste. Nesta quinta (23), a informação foi confirmada. 

O centro do ciclone, que foi chamado de Kurumi, "menino" em tupi-guarani, está localizado em alto mar a 250 km a sudeste de Macaé (RJ). 

Imagem feita pela Nasa mostra o ciclone que atingiu Santa Catarina em 2010
Imagem feita pela Nasa mostra o ciclone que atingiu Santa Catarina em 2010 - Reuters

"São esperadas condições adversas de mar e vento no litoral brasileiro entre as cidades de Laguna (SC) e Santos (SP) e, também, entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Ilhéus (BA), além de grandes acumulados de chuva sobre o litoral e sobre a área marítima de atuação do fenômeno", diz comunicado da Marinha. 

Por enquanto, a intensidade do vento é de 55 km/h, mas são esperados 87 km/h e com direção norte e nordeste, entre o Rio de Janeiro e a Bahia, e ondas de até 5 metros até o sábado (25).

Na direção sul, espera-se 61 km/h entre São Paulo e Santa Catarina até a manhã desta sexta (24), com ondas de até 3,5 metros. 

A Marinha também alerta para a chance de ressaca com ondas de até 2,5 metros entre as cidades de Tramandaí (RS) e Santos (SP) até a noite de sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.