PM agride mulher grávida de cinco meses no interior de SP

O caso ocorreu na tarde desta terça (4) em São José do Rio Preto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luís Adorno
São Paulo | UOL

Um policial militar foi flagrado, em vídeos, agredindo uma mulher grávida enquanto tentava imobilizá-la ao chão, em São José do Rio Preto, cidade a cerca de 490 quilômetros da capital paulista.

O caso ocorreu na tarde desta terça (4), na rua 19, que fica no bairro Santo Antônio. A mulher, que está grávida de cinco meses, foi agredida com um tapa no rosto. Ela ainda teve a barriga pressionada pelo joelho do policial e foi enforcada pelo pescoço. Testemunhas pediam para que ela fosse liberada.

A PM (Polícia Militar) informou que o policial foi afastado do trabalho operacional e que o caso será investigado por meio de um IPM (Inquérito Policial Militar). A Corregedoria investiga o caso. A Ouvidoria das Polícias acompanha as investigações.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou a atitude do policial em uma rede social durante a noite.

Afirmou que recomendou "o imediato afastamento" do agente e que, apesar de a mulher ter resistido à prisão, "existe protocolo a ser cumprido e as imagens indicam conduta totalmente inadequada do policial". Disse ainda que respeita a PM, mas não deixará "de condenar excessos e violência desnecessária."

Filmagem

Uma testemunha afirmou que a mulher foi contida porque, enquanto os PMs abordavam um suspeito de traficar drogas, desconfiaram que ela estava filmando. O ato de filmar, porém, não infringe nenhuma lei.

Enquanto as testemunhas pediam que ela fosse liberada, o PM, identificado como Viana, afirmava que ela estava detida pelos crimes de desacato e de resistência. A mulher foi levada para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil.

O ouvidor das polícias de São Paulo, Benedito Mariano, afirmou que vai enviar as imagens ao corregedor, Marcelino Fernandes, e solicitar, por ofício, que a Corregedoria avoque a apuração e determine o afastamento do policial. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.