Descrição de chapéu Obituário Inácio Moura Filho (1944 - 2020)

Mortes: Apaixonado por história, era pai de Joana D'Arc e Júlio Cézar

Inácio Moura Filho aprendeu os ofícios da marcenaria e mecânica na vida

São Paulo

Os nomes de 2 dos 3 filhos do aposentado Inácio Moura Filho são frutos de sua paixão por história: Joana D’Arc e Júlio Cézar. Apesar de não ter completado os estudos, Inácio interessou-se por algumas áreas do conhecimento.

Estudou história por curiosidade, mas a vida o formou marceneiro e mecânico, atividades profissionais que desempenhou ao longo da vida. Atuou por muitos anos na Pan Am, uma das principais companhias aéreas dos EUA, que faliu no início da década de 90.

Inácio Moura Filho ao lado da esposa Maria Salomé Salviano Moura
Inácio Moura Filho (1943-2020) e a esposa Maria Salomé Salviano Moura - Arquivo pessoal

O trabalho lhe deu a oportunidade de comprar uma casa e dar segurança à família. Segundo a filha, a dona de casa Joana D’Arc Salviano Moura da Silva, 51, cada canto da residência tem o seu toque, uma vez que todos os móveis foram feitos por ele.

Nascido em Taperoá, na Paraíba, Inácio foi criado de forma rude, mas tornou-se um pai maravilhoso, de acordo com os filhos. Em Taperoá conheceu a esposa Maria Salomé Salviano Moura, 76, e casou. Após a perda de duas filhas, mudaram-se para o Rio de Janeiro. O casamento os uniu por 54 anos.

“Ele era uma pessoa difícil de demonstrar sentimentos. Rígido com os filhos, fazia cobranças e não nos deixava brincar na rua. Por outro lado, contava piadas, tinha um jeito engraçado e fazia amizades com muita facilidade. Ele foi um superpai”, conta Joana.

Fã de televisão e música, os sábados de Inácio tinham trilha sonora e um roteiro que não mudava: acordava, tomava café da manhã e ligava a vitrola. Passavam por lá Roberto Carlos e demais artistas da Jovem Guarda e sambas-enredo, entre outros.

Por ser muito forte, ganhou dos colegas de trabalho o apelido de Tarzan. Com a chegada da aposentadoria e o passar dos anos não aceitou a velhice e ficou logo debilitado.

Inácio Moura Filho morreu dia 26 de março, aos 76 anos, de causas naturais. Deixa a esposa, três filhos e cinco netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.