Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeito de Blumenau pede ajuda a população e empresários para prevenir Covid-19

É evidente o quanto o blumenauense se desligou da necessidade do cuidado, diz secretário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

O prefeito de Blumenau, cidade a 91 km de Florianópolis, pediu ajuda à população e a empresários da cidade que colaborem com as medidas de distanciamento social para evitar a proliferação da Covid-19. A cidade vem registrando movimentação sem máscara em bares e restaurantes.

“Quero reiterar e pedir para vocês: por favor, nos ajudem”, apelou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ao solicitar que empresários do comércio e serviço regulem entrada e saída de pessoas nos estabelecimentos com uso de máscara e lotação limitada. O pedido foi feito em uma transmissão ao vivo na última segunda-feira (22).

“Cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada. Nos ajude a vencer o coronavírus, mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use álcool em gel, use a máscara, não saia de casa se não precisar sair”, acrescentou o prefeito.

Cena de reabertura de shopping em abril marcou o descuido em Blumenau - Reprodução - 22.abr.20/Twitter

Assim como Florianópolis, que fechou academias e áreas de lazer nos finais de semana, Blumenau pode acabar restringindo atividades, segundo o secretário municipal de saúde, Winnetou Krambeck.

“É evidente para todo mundo o quanto o blumenauense se desligou da necessidade do cuidado. Simplesmente acharam que estava tudo resolvido. As pessoas não estão cuidando. Isso que estamos observando nos números é reflexo do relaxamento do blumenauense nos cuidados”, disse Krambeck durante a transmissão.

Blumenau registrou 1.667 casos confirmados de Covid-19 até a última terça-feira (23). No dia 13 de abril, quando o comércio de rua do estado foi autorizado pelo governador Carlos Moisés (PSL) a voltar a funcionar, a cidade tinha 71 casos. No dia em que os shoppings se reabriram, 22 de abril, a cidade registrou 98 casos. Uma semana depois da reabertura dos shoppings, o número saltou para 194.

Uma cena ocorrida em Blumenau, quando um shopping reabriu com música ao vivo, viralizou em abril nas redes sociais. Os clientes se aglomeraram na abertura do shopping ao som de um saxofonista, autorizada pelo governo do estado.

O prefeito respondeu perguntas da população durante a transmissão. Uma delas era de uma senhora que questionava se “adiantava ela ficar em casa, sem receber visita dos filhos, se as demais pessoas estavam saindo e até indo à praia”.

“Continua adiantando. A senhora está protegida. Os filhos estão cuidando da senhora [ao não visitá-la]. Adianta e vai continuar adiantando”, respondeu o prefeito.

Ele fez um apelo para que idosos não saiam de casa sem necessidade, como em casos de consultas médicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.