Após sábado caótico, vacinação de idosos acima de 80 anos é mais rápida no domingo (28) em SP

Primeiro dia de imunização teve espera de até 5 h; no domingo, fila foi de no máximo 1 h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após demora de até cinco horas no 1º dia, a vacinação de idosos de 80 a 84 anos contra o coronavírus nos drive-thrus na cidade de São Paulo segue com mais velocidade neste domingo (28).

A reportagem esteve em três dos drive-thrus da capital paulista. Nos locais, ouviu relatos de espera que variam entre 5 minutos e uma hora.

No Pacaembu (zona oeste de São Paulo), onde a reportagem conversou no sábado (27) com pessoas que haviam esperado mais de cinco horas, a situação era totalmente diferente.

A fila de veículos travados por horas desapareceu e os carros das pessoas que aguardam a imunização estão concentrados apenas na praça Charles Miller.

Enfermeira paramentada com equipamentos de segurança vacina idosa vestida com blusa vermelha. A idosa está sentada no banco do passageiro do carro.
Idosos tomam vacina contra a Covid-19 no Anhembi na manhã de domingo (28) - Danilo Verpa/Folhapress

Iblen Galib, 80, havia chegado cinco minutos antes ao Pacaembu e já estava próximo de ser atendido. "Ontem estava o caos, vi na TV pessoas esperando sete horas e nem saí de casa", relata.

Já Ruth Monteiro de Souza, 84, chegou a ir até o Pacaembu no sábado e desistiu. "Fui embora porque havia muita espera. Hoje, cheguei há 15 minutos e estou neste ponto [perto da área de vacinação]", disse.

Diferentemente de sábado, a organização conseguiu canalizar veículos para apenas uma fila única —uma das grandes reclamações no dia anterior era de pessoas que furavam a fila ou eram atendidas muito antes das demais a depender do caminho que fizeram para chegar ao estádio.

No drive-thru do Anhembi (zona norte) a situação também era tranquila. Rapidamente os motoristas percorriam a avenida Olavo Fontoura, onde fica o complexo. Segundo relatos ouvidos no local na manhã de domingo, a espera não ultrapassava os 15 minutos.

Neste domingo, a Prefeitura de São Paulo inaugurou um novo drive-thru no Clube Hebraica, na região de Pinheiros (zona oeste). Ali, a espera era um pouco maior, de pouco menos de uma hora, mas a fila seguia organizada.

O motorista Rui Paulino, 42, disse que demorou cerca de uma hora para chegar até a área próxima da entrada. No banco de trás, ele levava a tia Enilda Rocha, 81, para ser vacinada. "Estou morrendo de medo", comentou com a reportagem.

Já Marli Costa, 80 anos, disse estar ansiosa. Ela aguardava há 55 minutos na fila, mas não demonstrava pressa. "Fiquei um ano sem ver minha filha assim de perto", disse, acrescentando que aproveitou para colocar a conversa em dia com a filha, que a levou para se vacinar.

Na Hebraica, os veículos entram no estacionamento subterrâneo do clube e ali são atendidos. No tempo que a reportagem esteve no local, eram atendidos até oito veículos por vez. Não há distinção de filas ou acesso para sócios.

Na Hebraica, o atendimento deste domingo começou às 10h e vai até as 19h. Outros quatro drive-thrus vão até as 19h: Pacaembu, Anhembi, Igreja Boas Novas e Autódromo de Interlagos. Já o do estádio do Corinthians vai até as 17h.

Durante a semana, o horário de atendimento dos espaços é das 8h às 17h.

O presidente da Hebraica, Daniel Bialski, afirmou que o clube se colocou à disposição da prefeitura e que permanecerá como ponto de vacinação também nas próximas etapas. "Enquanto a prefeitura precisar, o clube estará à disposição para vacinar as pessoas", disse.

Bialski afirmou que as pessoas "precisam entender que a pandemia ainda não acabou" e que não devem relaxar as medidas de proteção.

"Infelizmente o vírus é mortal. Embora seja um sacrifício restringir a liberdade das pessoas, é um sacrifício para que todos possam manter a vida", disse.

A população entre 80 e 84 anos está sendo vacinada com doses do imunizante Oxford/AstraZeneca —no estado, são 563 mil pessoas nessa faixa etária. A partir de 3 de março, começam a ser vacinadas pessoas entre 77 e 79 anos, um contingente de 430 mil no estado.

Enfermeiras têm adotado o procedimento de mostrar a seringa cheia antes de aplicar a injeção e o objeto vazio, após a aplicação, num protocolo que garante à pessoa que foi mesmo vacinada.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, até este sábado (27), 687.575 pessoas foram imunizadas na cidade. Deste total, 522. 913 receberam a primeira dose e 164.662, a segunda.

SERVIÇO

Drive-thrus, até as 19h neste domingo. De segunda a sexta, das 8h às 17h

  • Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
  • Arena Corinthians (zona leste)
  • Autódromo de Interlagos - Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (zona sul)
  • Centro de Exposições do Anhembi - Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (zona norte)
  • Igreja Boas Novas, na Vila Prudente - Rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (zona leste)
  • Hebraica: esquina da da rua Angelina Maffei Vita com rua Ibiapinopolis (zona oeste)

Três centros-escolas, de segunda a sexta, das 8h às 17h

  • Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

468 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 7h às 19h
Endereços: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

UBS’s com sistema drive-thru, das 8h às 17h
Veja a lista com os endereços: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=308495.

AMAS/UBS’s Integradas, de segunda a sábado, das 7h às 19h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.