Descrição de chapéu Coronavírus

Para conter Covid, Araraquara impede entrada de 1 em cada 5 carros em barreira sanitária

Cidade que se tornou símbolo por inaugurar lockdown em SP criou uma série de restrições no feriado prolongado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Em seu segundo período de severas restrições devido à pandemia —o primeiro foi um lockdown em fevereiro—, Araraquara impediu a entrada de 1 em cada 5 veículos parados nas barreiras sanitárias implantadas como forma de tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Cidade que se tornou símbolo do avanço da nova variante da Covid-19 no estado, Araraquara (a 273 km de São Paulo) antecipou dois feriados para esta semana e suspendeu o funcionamento do transporte coletivo para restringir a circulação de pessoas entre quarta-feira (31) e domingo (4).

Moradores de outras cidades só podem entrar em Araraquara neste período se apresentarem nas barreiras sanitárias teste negativo para Covid-19 feito em no máximo 48 horas, além de justificar o motivo de quererem visitar o município.

Na quinta-feira (1), véspera do feriado nacional da Sexta-feira Santa, 310 dos 1.476 veículos com placas de outras cidades que foram abordados tiveram de retornar para os municípios de origem após não conseguirem justificar a razão para viajar para Araraquara —1 em cada 5 veículos.

Se o motorista e os ocupantes dos veículos não apresentarem os testes negativos, poderão fazer o teste rápido nas barreiras. Em dois dias, foram feitos 311, com três resultados positivos.

De acordo com a prefeitura, o objetivo das medidas é preservar os moradores de Araraquara para que sejam evitados novos casos da doença.

A cidade soma 333 óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 241 ocorreram neste ano —217 deles desde fevereiro, quando explodiram as mortes causadas pela variante brasileira do vírus.

Nesta sexta-feira (2), foi confirmada a morte de um homem de 55 anos que não tinha comorbidades e estava internado desde o dia 10 de fevereiro em um hospital público.

Imagem mostra policiais rodoviários em barreira sanitária criada em uma das entradas de Araraquara
Barreira sanitária implantada em Araraquara impediu 310 veículos de entrarem na cidade nesta quinta-feira - Divulgação/Prefeitura de Araraquara

O lockdown de dez dias, com restrições totais nos sete primeiros, resultou na queda de novos casos de coronavírus, nos índices de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e de mortes, mas as medidas foram adotadas agora como uma oportunidade de frear mais o contágio, segundo o secretário da Segurança Pública de Araraquara, João Alberto Nogueira Junior.

“Estamos vivenciando uma pandemia grave e o momento é de ficar em casa, respeitando as regras sanitárias”, afirmou.

Nesta sexta, havia 188 pacientes internados na cidade, dos quais 85 em UTIs. A ocupação dos leitos intensivos está em 89%, enquanto nas enfermarias a taxa é de 70%. Dos internados, 106 são de outras cidades —São Carlos, com 30, é a que mais exportou pacientes para Araraquara.

Além de equipes da Vigilância Epidemiológica, participam da operação a Guarda Civil Municipal, fiscais, agentes de trânsito e Polícia Rodoviária.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.