Descrição de chapéu Mobilidade

Contra vandalismo, motoristas de ônibus fazem protestos e bloqueiam acesso a dois terminais em SP

Manifestação afetou linhas dos terminais de Pinheiros e São Mateus após ataques contra coletivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gonçalves (MG)

Um protesto realizado por motoristas de ônibus bloqueou o acesso a dois importantes terminais na capital paulista, na manhã desta segunda-feira (28), e atrapalhou o deslocamento de muitos paulistanos ao trabalho.

O ato ocorreu nos terminais de ônibus em Pinheiros, na zona oeste, e em São Mateus, na zona leste.

Fila de ônibus do lado de fora do Terminal de Pinheiros, em SP
Fila de ônibus do lado de fora do Terminal de Pinheiros, em SP, nesta segunda-feira (28) - Divulgação/SPTras

Ao menos 47 linhas dos dois terminais foram afetadas, segundo a SPTrans, a responsável pela gestão do sistema de coletivos.

O protesto foi uma resposta aos episódios de vandalismo contra os coletivos. Por volta das 7h desta segunda, um grupo ainda não identificado esvaziou pneus de dois veículos na zona leste.

Os veículos estavam nos cruzamentos das avenidas Ragueb Chofhi e Aricanduva e o outro na mesma avenida com a avenida Jacu Pêssego, informou a SPTrans.

Sem poder se deslocar, os ônibus causaram obstrução parcial nas vias. “Guinchos das operadoras, em auxílio no local, já estão fazendo a remoção dos coletivos no terminal Pinheiros”, segundo nota da SPTrans.

Em resposta ao vandalismo, os motoristas retiraram as chaves dos coletivos e cortaram a correia do motor de alguns veículos no Terminal Pinheiros, cujo acesso foi feito pela marginal Pinheiros até por volta das 8h.

No terminal São Mateus ao menos três coletivos tiveram os pneus esvaziados, e a entrada ao espaço ainda estava em processo de normalização por volta das 10h30.

“A Polícia Militar e a equipe de fiscalização foram acionadas. A SPTrans repudia atos de vandalismo e contata a Polícia Militar em tais circunstâncias”.

No dia 14 deste mês, ônibus que circulam na região central da capital também tiveram os pneus furados por um grupo ainda não identificado.

De acordo com o Sindimotoristas (entidade que representa a categoria), o ataque afetou ao menos 30 linhas que acessam o Terminal Parque Dom Pedro II. O caso está sendo investigado pela polícia.

Erramos: o texto foi alterado

As avenidas Aricanduva, Ragheb Chofi e Jacu Pêssego estão localizadas na zona leste da cidade de São Paulo, e não na oeste. O erro foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.