Descrição de chapéu Coronavírus

Doria retira limite de alunos nas escolas e permite comércio até 23h

Educação básica poderá voltar a ser presencial no 2º semestre, com distanciamento de 1m

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou a ampliação do funcionamento do comércio em São Paulo a partir desta sexta (9). Os estabelecimentos poderão funcionar com até 60% da capacidade e até as 23h.

Também anunciou o fim do limite de 35% de alunos nas escolas. Agora, as instituições de ensino básico poderão atender os estudantes de acordo com seu espaço físico, tendo de respeitar apenas a regra de distanciamento de 1 metro —antes, esse distanciamento exigido era de 1,5 metro.

As instituições de ensino superior e técnico também poderão voltar a receber alunos a partir de 2 de agosto, com até 60% da capacidade.

Segundo Doria, o estado continua na fase de transição até 31 de julho, com toque de recolher das 23h às 5h.

Até então, nessa fase, comércio e serviços só podiam funcionar até as 21h e lotação máxima de 40%. Além disso, o toque de recolher valia a partir das 21h.

A partir desta sexta, bares, restaurantes, comércios e serviços poderão funcionar por mais duas horas e com até 60% da capacidade.

"Com a queda dos indicadores da pandemia no estado, vamos estender o funcionamento por mais duas horas. É uma excelente notícia para o comércio", disse o governador"

A fase de transição vigora no estado desde 18 de abril e vem sendo prorrogada pela gestão Doria.

A taxa de ocupação nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dedicadas ao tratamento de pacientes com Covid-19 segue diminuindo no estado de São Paulo, enquanto o índice de isolamento social permanece estável, segundo dados do governo paulista.

A lotação das UTIs está em 70% no estado. Na Grande São Paulo está em 64%.

Segundo a gestão tucana, desde março não havia redução consecutiva nos três índices da pandemia, número de casos, internações e de óbitos. A média diária de mortes pela Covid-19 caiu 10,6% na última semana.

Aulas presenciais

A Folha adiantou que o governo iria estabelecer medida para que cada instituição estabelecesse a sua capacidade, levando em conta seu espaço físico e o número de funcionários. Dessa forma, as escolas que atenderem aos requisitos poderão retomar as atividades presenciais para todos os alunos no segundo semestre letivo.

Até então, os colégios só podiam receber 35% dos alunos presencialmente a cada dia. As instituições de ensino superior só podiam ter atividades presenciais nos cursos da área da saúde.

Para o retorno das aulas em agosto, a Secretaria de Educação diz que todos os estudantes devem voltar a frequentar presencialmente a escola. As famílias que optarem por manter as crianças e adolescentes em casa deverão comunicar a decisão por escrito e se comprometer com a frequência digital.

Com as novas regras, as faculdades e universidades poderão funcionar com até 60% da capacidade para atender os alunos de todos os cursos em atividades práticas e laboratoriais.

Segundo Rossieli Soares, secretário de Educação, a regra do distanciamento nas escolas vale para todos os ambientes das instituições de ensino. O decreto, publicado nesta quarta (7), prevê que o planejamento das atividades seja realizado "em conformidade com a capacidade física da unidade escolar, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalo".

O texto também diz que a Secretaria de Educação poderá "convocar servidores para a prestação de atividades presenciais em seus respectivos locais de trabalho".

As medidas foram anunciadas um mês após o governo estadual decidir estender a vacinação para todos os profissionais da educação com mais de 18 anos. Segundo a secretaria, mais de 792,9 mil pessoas da categoria já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

Novas regras do Plano São Paulo

Escolas (estaduais, municipais e particulares)
Como era: podiam receber até 35% dos alunos para atividades presenciais, respeitando a regra de 1,5 metro de distanciamento nos ambientes
Como fica: não há limite máximo de estudantes, cada unidade irá definir sua capacidade de atendimento em conformidade com a capacidade física, tendo de observar a regra de 1 metro de distanciamento

Instituições de ensino superior
Como era: apenas cursos da área da saúde podiam ter atividades presenciais
Como fica: faculdades e universidades poderão funcionar com até 60% da capacidade para atender os alunos de todos os cursos em atividades práticas e laboratoriais.​

Bares, restaurantes, comércios e serviços
Como era: podiam funcionar com 40% da capacidade até as 21h
Como fica: poderão funcionar com até 60% da capacidade até as 23h

Toque de recolher
Como era: funcionava das 21h às 5h
Como fica: das 23h às 5h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.