Descrição de chapéu Mobilidade trânsito

Prefeito de SP nomeia ex-secretário de Haddad para pasta de Mobilidade

Vereador Ricardo Teixeira, do DEM, atuou em diferentes gestões municipais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nomeou na segunda-feira (9) o vereador Ricardo Teixeira (DEM) como seu secretário municipal de Mobilidade e Trânsito. A informação foi publicada na edição desta terça (10) do Diário Oficial.

Teixeira assume o cargo no lugar de Levi dos Santos Oliveira, que era presidente da SPTrans e foi colocado à frente da pasta ainda em dezembro, pelo então prefeito Bruno Covas, que teve câncer e morreu aos 41 anos no dia 16 de maio. Na Câmara, Missionário José Olimpio (DEM) ficará com a cadeira do secretário.

Vereador há 13 anos e reeleito em 2020 com 23.280 votos, Teixeira já teve passagens pela administração municipal. Em 2013 e 2014, durante a gestão de Fernando Haddad (PT), por exemplo, ele foi responsável pelas secretarias das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente.

O vereador Ricardo Teixeira (DEM) durante cerimônia de posse como secretário do Verde e Meio Ambiente, em 2012 - Silva Junior - 14.dez.2012/Folhapress

Formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), ele já trabalhou em órgãos públicos relacionados com a mobilidade como CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Durante a gestão de Haddad, Teixeira esteve envolvido em polêmicas. Ele foi exonerado duas vezes por determinação judicial devido a uma condenação por improbidade administrativa quando foi diretor da Dersa, sob gestão do PSDB.

Ele foi apontado como um dos responsáveis por contratar escritório de advocacia, sem licitação, para prestar serviços relativos à construção do Rodoanel Mário Covas. Ele sempre negou participação no caso e afirmava que havia sido injustiçado. "Não contratei nenhum escritório de advocacia. Como diretor de operações, eu não era responsável por isso", disse, em 2014, ao retornar pela segunda vez ao secretariado.

À época, a gestão Haddad afirmou que os problemas com a justiça envolvendo o então secretário tinham ocorrido em 2001, durante a gestão tucana do governo estadual

Como vereador, um dos projetos de repercussão de Teixeira previa multa para quem fosse flagrado fumando em praças e parques e demais locais que servem à prática de atividades físicas. Outro projeto de sua autoria, esse relacionado à mobilidade urbana, previa a publicidade em pontos de táxi da capital.

Teixeira também fez parte da gestão municipal de Gilberto Kassab (PSD), de quem foi aliado político ao longo de sua trajetória.

O ex-secretário Oliveira passa a comandar agora a Setram (Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana), vinculada à pasta administrada por Teixeira. Sob responsabilidade da Setram estarão desde a CET até a SPTrans, entre outros órgãos da administração.

Na prática, a mudança promovida por Nunes indica que a Secretaria de Mobilidade e Trânsito terá um caráter mais político na gestão e a Setram será a responsável pela execução e gerenciamento de projetos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.