Descrição de chapéu Obituário Ronaldo Antônio Barbosa Macedo (1949 - 2021)

Mortes: Foi o guardião da história de Presidente Prudente

Ronaldo Antônio Barbosa Macedo foi um dos maiores defensores da cultura da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à vasta bagagem histórica e cultural, a gentileza acompanhava o professor, ator e carnavalesco Ronaldo Antônio Barbosa Macedo, considerado o maior guardião da história de Presidente Prudente (a 558 km de SP).

Além da amizade, ele e José Fábio Sousa Nougueira, diretor teatral e ex-secretário de Cultura da cidade, tiveram uma longa trajetória profissional.

“Ronaldo foi e sempre será um dos mais importantes personagens da história cultural prudentina. Além de um grande artista, um historiador responsável por pesquisar e falar sobre esta cidade amada. Foi diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal até se aposentar. Na secretaria municipal de Cultura foi meu braço direito, conselheiro e muito mais. Como amigo, um ser humano ímpar, presente em vários momentos da minha vida pessoal e profissional”, conta Fábio.

Ronaldo Antônio Barbosa Macedo (1949-2021)
Ronaldo Antônio Barbosa Macedo (1949-2021) - Ronaldo Antônio Barbosa Macedo no Facebook

“Ele fazia um trabalho maravilhoso com as crianças nas escolas, muitas vezes voluntariamente. Quando a gente perde coisas, de uma forma ou de outra são substituídas, mas quando perdemos pessoas do nível do Ronaldo, da qualidade profissional e humana dele...Pense em uma pessoa gentil. Ele atendia todas as pessoas com carinho. Um gentleman”.

“Acho que todo mundo que está no comando de alguma coisa, principalmente pública, deveria ter um Ronaldo ao lado, alguém que fizesse pensar as pessoas repensarem algumas coisas”, diz Fábio.

Formado em História pela USP, Ronaldo estudou língua e literatura árabe. Na capital paulista, trabalhou em revistas e projetos na Editora Abril. Ronaldo, que lutava contra um câncer na bexiga, morreu dia 19 de setembro, aos 71 anos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.