Temperatura fica abaixo de 0ºC em cidades do Sul do país

Geada atinge municípios de SC e RS; previsão para sábado é de baixas temperaturas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luciano Nagel
Porto Alegre

Uma forte massa de ar polar provocou geadas e fez as temperaturas ficarem negativas no Sul do país na madrugada desta sexta-feira (1).

Em Bom Jardim da Serra (SC), os termômetros chegaram a marcar, logo no alvorecer, -0,7ºC, de acordo com dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia

Geada registrada nesta sexta-feira (1) em São José dos Ausentes (RS)
Geada registrada nesta sexta-feira (1) em São José dos Ausentes (RS) - Anapio Pereira/Divulgação/MetSul

Em São Joaquim, também na Serra e historicamente considerado um dos municípios mais frios do país, a mínima foi de 1,8ºC no início desta manhã.

Foi a primeira vez neste ano que houve o registro de temperatura negativa em Santa Catarina.

Já no Rio Grande do Sul, o frio chegou um dia antes, ainda nesta quinta-feira (31), e atingiu marcas históricas em estações meteorológicas.

A temperatura ficou abaixo de 0ºC no estado em pleno mês de março, em Pinheiro Machado (a 370 km de Porto Alegre), mas outros municípios gaúchos também tiveram baixas temperaturas.

Em Pedras Altas, chegou a 2,3°C, enquanto em Quaraí os termômetros marcaram 2,5°C. Com geada, São José dos Ausentes registrou 3,5°C.

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, a massa de ar polar vinda do Polo Sul se desloca nesta sexta-feira para o oceano Atlântico, trazendo umidade e períodos de chuva nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para o sábado (2), o amanhecer ainda deve ser frio no Rio Grande do Sul, inclusive na região serrana, em razão da umidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.