Reintegração de posse interdita quarteirão da rua Augusta, no centro de SP

Parte da via próxima ao parque Augusta está fechada; quatro linhas de ônibus foram desviadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Militar acompanha uma reintegração de posse em um imóvel na rua Augusta, na região central de São Paulo, na manhã desta terça-feira (17).

Segundo a polícia, a ação começou por volta das 5h30. Por causa do ocorrido, parte da via perto do parque Augusta está interditada.

De acordo com a SPTrans, quatro linhas de ônibus estão com trajeto desviado. As linhas afetadas são: 107T/10 (Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros); 908T/10 (Term. Pq. D. Pedro II - Butantã); 930P/10 (Term. Pq. D. Pedro II - Term. Pinheiros) e 7181/10 (Cid. Universitária – Term. Princ. Isabel).

A polícia informou que o imóvel abriga famílias e não soube dizer qual movimento ocupou o prédio.

Polícia Militar acompanha nesta terça-feira (17) reintegração de posse na rua Augusta, no centro de São Paulo - Reprodução/TV Globo

Como a Folha mostrou, o número de pessoas que vivem nas ruas de São Paulo cresceu 31% durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), havia 31.884 pessoas sem-teto na cidade, são 7.540 a mais do que o registrado em 2019, quando eram 24.344 nessa situação.

A quantidade de pessoas que preferem ocupar as ruas em vez dos abrigos também aumentou. Em 2019, 52% da população abordada pelos pesquisadores preferia as calçadas aos centros de acolhimento, em 2021, esse percentual subiu para 60%.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, estuda tirar do papel um projeto antigo de criar um camping para abrigar moradores de rua da cidade. A intenção é destinar um terreno onde os moradores de rua possam montar suas barracas e ter acesso a uma estrutura de banheiros, chuveiros e onde lavar as roupas.

A proposta, porém, causa desconforto na prefeitura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.