Descrição de chapéu Folhajus

CNJ decide afastar juiz acusado de assédio sexual em São Paulo

Medida contra Marcos Scalercio é temporária e acompanha abertura de procedimento disciplinar no órgão; magistrado do TRT nega as acusações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu abrir um procedimento administrativo disciplinar e afastar de forma temporária o juiz do trabalho Marcos Scalercio, acusado de assédio sexual por, ao menos, 96 mulheres, segundo o movimento Me Too Brasil.

Scalercio atua como juiz substituto no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), em São Paulo. Na decisão desta terça-feira (6), o ministro Luis Felipe Salomão, relator do caso, afirmou que "os indícios são muito relevadores de uma possível infração disciplinar cometida pelo magistrado". Salomão ainda disse que a apuração traz elementos satisfatórios de que Scalercio teria praticado assédio e importunação sexual em ambiente público e privado.

O juiz nega as acusações. Sua defesa, representada pelo advogado Leandro Raca, sustenta a inocência de Scalercio, declara respeitar o posicionamento do CNJ e diz que deve aguardar a disponibilização dos votos, por escrito, dos juízes para decidir sobre próximas medidas.

Marcos Scalercio, juiz do trabalho de São Paulo, acusado por, ao menos, 96 mulheres de assédio sexual. - @marcosscalercio no Twitter

Reveladas em agosto, as denúncias foram recebidas pelo Me Too Brasil em parceria com o Projeto Justiceiras, ambas organizações que acolhem mulheres vítimas de violência sexual no país. A decisão do CNJ desta terça acatou um pedido da entidade apresentado no último dia 25 no órgão.

Segundo o Me Too Brasil, as vítimas afirmam terem sido assediadas por Scalercio entre 2014 e 2020. De acordo com os relatos, Scalercio as agarrava e as forçava a beijá-lo recorrentemente. Ainda há seis acusações de estupro, uma relatada à Folha.

Após as primeiras denúncias virem à tona, o juiz solicitou 20 dias de férias. Ao retornar ao trabalho nesta segunda-feira (5), o magistrado foi retirado de suas funções no fórum onde atuava, o Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, e transferido para a 18ª Vara do Fórum Trabalhista da Zona Sul.

A decisão foi tomada pela Corregedoria do TRT-2 e, nessa nova atribuição, o magistrado não deve participar de audiências.

A Corregedoria também abriu, na semana passada, uma nova reclamação disciplinar contra Scalercio para apurar mais três denúncias contra ele. Alegando sigilo, o tribunal não informou o teor das novas acusações.

Em 2021, o tribunal chegou a julgar denúncias de três mulheres recebidas contra o juiz. Naquela ocasião, a Corregedoria do órgão optou pelo arquivamento, afirmando que não havia provas dos crimes sexuais. Por isso, nenhum procedimento administrativo foi aberto.

Atualmente, o Ministério Público Federal analisa as acusações arquivadas pela Corregedoria do TRT-2.

Luanda Pires, diretora do Me Too Brasil declara que, "diante da quantidade e gravidade dos relatos, inclusive com denúncias de estupro", espera o caso seja exemplar no combate ao assédio e violência sexual praticada cotidianamente contra as mulheres nos ambientes de trabalho.

"Nossa missão é ajudar sobreviventes a romperem o silêncio e, assim, enfrentar a violência sexual no Brasil", completa Pires.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.