Descrição de chapéu Folhajus

Justiça desapropria terreno onde está o cemitério dos Aflitos

Ossadas foram encontradas no bairro da Liberdade, centro de São Paulo, e deram origem a sítio arqueológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça determinou a desapropriação de um lote entre as ruas Galvão Bueno e dos Aflitos, na Liberdade, região central de São Paulo.

O sítio arqueológico foi encontrado no terreno em 2018. No local, de acordo com especialistas, existiu o o primeiro cemitério da capital paulista.

Terreno na Liberdade, no centro de São Paulo, onde arqueólogos descobriram ossadas daquele que está sendo considerado o primeiro cemitério da capital paulista - Rubens Cavallari/Folhapress

No último dia 22, a Justiça emitiu o documento de posse para a Prefeitura de São Paulo do lote onde está o cemitério dos Aflitos, criado no século 18 e destinado principalmente a receber corpos de pessoas pobres, provavelmente indígenas e negros. Ainda cabe recurso.

Com a possível conclusão do processo de desapropriação, a prefeitura pode lançar edital para seleção de um projeto do chamado memorial dos Aflitos, conforme lei sancionada pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em maio do ano passado.

O texto aponta que o objetivo do projeto é a preservação "de acervo arqueológico e memória dos negros e negras que viveram no bairro da Liberdade, durante o período da escravidão."

Segundo o escritor Abilio Ferreira, integrante do movimento pela valorização do Sitio Arqueológico Cemitério dos Aflitos, após ossadas encontradas no local, sepultamentos indicam a possibilidade de identificação até dos nomes dos mortos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.