Descrição de chapéu Obituário Jacira Valadares da Silva (1931 - 2022)

Mortes: Passou a vida cuidando dos outros

Jacira alternava os cuidados com a família com a assistência a idosas na Ordem Terceira de São Francisco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A dona de casa Jacira Valadares da Silva passou a vida cuidando de outras pessoas —do trio de filhos, das netas e até de desconhecidos quando atuou como voluntária da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador.

Caçula dos quatros filhos de Alice com João, Silva nasceu em 30 de outubro de 1931, na capital baiana, onde passou boa parte da infância no bairro de Roma, na chamada Cidade Baixa.

Do casamento com Olegário, teve três filhos: Inalva, Ângela e Ivonaldo. Católica praticante, alternava os cuidados com a família com a assistência a idosas na Ordem.

Jacira Valadares da Silva (1931-2022)
Jacira Valadares da Silva (1931-2022) - Arquivo pessoal

Nas horas vagas, a mulher alegre e de riso fácil, gostava de ouvir histórias de vida, ler, ir ao cinema e assistir jogos de vôlei.

Em 2019, Silva sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que lhe tirou os movimentos do lado direito do corpo, além da fala. Com isso, os filhos passaram a se revezar para cuidar dela.

"Mesmo assim, como tinha personalidade forte e controladora, ainda conseguia se comunicar. Passou os últimos três anos entre internações em UTI e nunca o quadro melhorava", lembrou a primogênita, Inalva Freitas, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

No último mês, a saúde de Silva se agravou, e ela teve que ser internada. Com a piora no quadro, a neta Tâmara Combs veio dos Estados Unidos passar a última semana de julho com a avó.

"Eu me senti uma felizarda de ter podido passar os últimos dias com ela nesse plano. Ela foi uma mãe para mim, assim como o foi para muitas pessoas. Sua firmeza, bondade e ternura ficarão com todos aqueles que cruzaram o seu caminho", disse a advogada.

Depois de semanas internada, ela morreu em 30 de julho, aos 90 anos, no dia em que Combs embarcaria de volta para os EUA.

"Quando estávamos saindo para levar Tâmara ao aeroporto, o hospital ligou", relatou Freitas. Viúva, Silva deixou os três filhos, as três netas, Tauãna, Maria e Tâmara, a bisneta Carmen, além de sobrinhos.

Ela foi cremada no cemitério Campo Santo e suas cinzas serão espalhadas em Santo Amaro da Purificação, cidade que adotou, e na praia de Roma, em Salvador.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.