Descrição de chapéu Obituário José Oswaldo Fonseca Marcelino (1950 - 2022)

Mortes: Referência no vôlei brasileiro compartilhou suas histórias no esporte

Negrelli deixou seu legado para o esporte e a educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A participação nos Jogos Olímpicos de Munique (1972) estava entre as histórias que o ex-atleta de vôlei José Oswaldo Fonseca Marcelino, o Negrelli, contava aos alunos do curso de educação física da Universidade Santa Cecília, em Santos (a 72 km da capital paulista), do qual foi um dos fundadores.

O curso, mais voltado ao esporte e diferente para a época, foi idealizado em 1997 e iniciado no ano seguinte. A disciplina de vôlei entrou na grade curricular da instituição em 1999. Negrelli permaneceu na universidade até 2016.

"Como foi atleta olímpico, ele tinha várias histórias. Nos Jogos de Munique, a delegação brasileira estava ao lado da de Israel [na Vila Olímpica]. Negrelli narrou aos alunos o que vivenciou durante o atentado terrorista", diz o professor Nicolau Teixeira Ramos, coordenador do curso de educação física da Universidade Santa Cecília.

 José Oswaldo Fonseca Marcelino (1950-2022)
José Oswaldo Fonseca Marcelino (1950-2022) - Negrelli José Oswaldo Fonseca Marcelino no Facebook

Negrelli era formado em educação física pela Universidade Metropolitana de Santos, sua terra natal. Nos anos 2000, foi secretário municipal de Esportes e presidiu a Fupes (Fundação Pró-Esportes).

O atleta, que jogou pelo Santos, foi tricampeão sul-americano e vice-campeão pan-americano. Defendeu o Brasil em quase 200 partidas, segundo a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Além dos Jogos Olímpicos de Munique, participou da Copa do Mundo do México (1974).

"Negrelli foi uma referência e ajudou a escrever parte importante da história do vôlei brasileiro. Estivemos juntos na comemoração dos 50 anos de Munique, celebrando o talento daquela geração. Desejamos que a família encontre paz e conforto neste momento", afirma Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.

José Oswaldo Fonseca Marcelino (1950-2022), o Negrelli, com os alunos
José Oswaldo Fonseca Marcelino (1950-2022), o Negrelli, com os alunos - Arquivo pessoal

Homem simples, Negrelli levou a grandeza das quadras para a relação professor-aluno. "Ele se aproximava dos alunos. Tinha boa resenha, adorava conversar. O Negrelli era dono de uma educação diferenciada: falava devagar e baixo, com diplomacia. Ele gostava de contar histórias além da teoria e prática da disciplina que ministrava. Foi um grande formador de profissionais de educação física e muito respeitado em todos os ambientes pelos quais passou", conta Nicoilau.

Negrelli morreu dia 14 de setembro, aos 72 anos, após um infarto. Ele estava internado na Casa de Saúde de Santos.

oluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.