Bombeiros suspendem buscas de 2 desaparecidos nas chuvas em São Paulo

Homem e mulher foram atingidos por cabeça d'água enquanto atravessavam rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros suspendeu nesta terça-feira, 20, por tempo indeterminado, as operações para tentar encontrar um homem e uma mulher que desapareceram há 16 dias no bairro rural de Emburá, no extremo sul de São Paulo, após serem atingidos por uma cabeça d'água, o aumento repentino do nível de água de um rio.

A vendedora Marli Senhora dos Anjos Valadão, 32, que está entre os desaparecidos, havia se reunido com um grupo de amigos para uma trilha em direção a cachoeiras do rio Itanhaém. Segundo relatos feitos à irmã dela, Marlene Souza, o grupo fazia a travessia de um rio quando ela e um rapaz foram atingidos pela água.

Marli se assustou enquanto atravessava o rio e parou no meio do caminho, segundo os relatos. Um homem de 25 anos teria tentado ajudá-la a voltar à margem do rio. Segundos depois, a cabeça d'água os atingiu e os dois foram levados pela correnteza. O aumento do nível da água foi causado pela chuva.

Bombeiros procuram duas pessoas desaparecidas em cachoeira, no bairro Emburá, região de Engenheiro Marsilac, extremo sul de São Paulo
Bombeiros durante operação para procurar duas pessoas que desapareceram no bairro Emburá, região de Engenheiro Marsilac, extremo sul de São Paulo - Divulgação/Corpo de Bombeiros de São Paulo

O Corpo de Bombeiros afirma que usou "todas as ferramentas e métodos disponíveis" nas buscas. Cento e dois profissionais trabalharam nas equipes que se revezaram na procura pelo casal, percorrendo 89,2 quilômetros do leito do Itanhaém. Dois cães, drones e helicópteros dos bombeiros foram usados ao longo das duas semanas de operação.

A corporação deve agora ficar em contato com gestores do Parque Estadual Serra do Mar e com comunidades indígenas que moram na região para avaliar se será necessário voltar ao local. Os bombeiros não descartam que os corpos do casal tenham sido arrastados até o mar —o rio onde ocorreu o acidente desemboca na cidade de Itanhaém, no litoral.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.