Déficit recorde de policiais é gargalo para combate a crime em SP, diz Derrite

Secretário da Segurança afirma que produtividade já aumentou em relação à gestão Rodrigo Garcia e sugere concursos paralelos para ampliar efetivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, declarou nesta sexta (27) que o déficit de policiais no estado é um empecilho no combate ao crime. Derrite comentava o aumento de roubos e furtos em todo o estado e a onda de arrastões na região central da cidade de São Paulo, que teve ao menos três casos em duas semanas.

Como mostrou a Folha, a Polícia Militar paulista tem hoje seu menor efetivo no século, com 80.137 homens e mulheres. O problema se repete na Polícia Civil e na Polícia Técnico-Científica, que têm defasagem de cerca de 33% e 25% em seus quadros respectivamente, segundo o secretário.
"Com a defasagem de efetivo, a gente ainda não consegue fazer com que esses crimes cessem de uma hora para outra", disse Derrite.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em entrevista à Folha
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em entrevista à Folha - Danilo Verpa - 23.jan.23/Folhapress

Enquanto não chegarem novos policiais à corporação, a PM terá de tirar efetivo de alguns locais para reforçar o patrulhamento nas áreas com maiores índices criminais. "Quando falamos que vamos aumentar o policiamento, a Polícia Militar tem mecanismos e estratégias para verificar as manchas criminais e deslocar policiamento que, em tese, normalmente não iria para para lá, por exemplo na região de Santa Cecília para coibir esses delitos", disse o secretário.

Ao comentar as estatísticas criminais do estado, que teve aumento de roubos e latrocínios, Derrite adiantou números parciais de produtividade policial do mês de janeiro. Ele comparou a média de produtividade entre este mês e janeiro do ano passado.

Segundo Derrite, a média de prisões foi de 340 para 472 por dia, as apreensões diárias de armas subiram de 25 para 40, e os flagrantes aumentaram de uma média de 222 para 256 ao dia.

Ele diz que o aumento de prisões e apreensões deve resultar na queda da criminalidade nos próximos meses. O secretário também destacou um contraste da motivação dos policiais nas gestões Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB).

"O policial que está ali motivado para trabalhar e com uma expectativa muito grande, porque essa é a expectativa dos policiais com o novo governo, com a nossa gestão, e isso tem um reflexo imediato e é isso que estamos vendo com a produtividade policial", disse.

"Esse aumento de roubos, que fica um pouco mais exacerbado na capital, é reflexo de inúmeros fatores, mas eu não estou aqui para apontar o que aconteceu na gestão anterior, esses números são de dezembro de 2022. Nós estamos aqui para falar o que estamos fazendo."

O secretário já apresentou um plano emergencial de recomposição das polícias para conter a crise de efetivo. Entre as propostas está a realização de mais de um curso de formação ao mesmo tempo para a PM.

A ideia não é simples, pois as turmas de soldados da PM tradicionalmente são formadas na capital, uma por vez. A secretaria estuda abrir turmas paralelas no interior. Esse plano precisa ser aprovado pelo governador.

A PM tem atualmente tem 878 PMs em formação e há um concurso aberto com 2.939 vagas para a Polícia Civil.

Sequestros

Derrite anuciou que a pasta vai consultar especialistas, empresas de aplicativos de celular e bancos para elaborar uma estratégia de combate à extorsão mediante sequestro. Na cidade de São Paulo, de janeiro a dezembro do ano passado, foram contabilizadas 44 ocorrências do tipo, ante 19 casos em 2021. Em 2019, ano pré-pandemia de Covid, houve quatro.

No restante do estado, o número de casos de extorsão mediante sequestro também cresceu. Foram 12 no ano passado inteiro, o triplo em comparação a 2021. Em 2019, houve sete.

O aumento nos casos, segundo especialistas, pode estar ligado a dois fatores: bandidos especializados em transações bancárias e criminosos que se utilizam de aplicativos de namoro para aplicar golpes.

A ideia do secretário é instituir um grupo de trabalho que vai ouvir o que plataformas virtuais e bancos já têm feito quando esses crimes são cometidos. Derrite diz que providências contra esses casos estavam sendo tomadas de forma descentralizada, muitas vezes em situações em que representantes de banco e delegados se conheciam e cooperavam informalmente.

"É importante ressaltar que, em boa parte desses delitos, a própria vítima acaba se colocando em situação de vulnerabilidade, porque um percentual muito grande dos sequestros via Pix acontecem por aplicativos ou sites de relacionamento", afirmou o secretário.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto afirmava incorretamente que o secretário Guilherme ​Derrite comparou a produção policial de todo o ano de 2022 com o mês de janeiro de 2023. Na verdade, ele informou números compatíveis com as estatísticas de janeiro de 2022. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.