Descrição de chapéu Alalaô Rio de Janeiro

Porto da Pedra volta ao Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro

Escola conquistou título com enredo baseado em livro de Júlio Verne ambientado na Amazônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Unidos do Porto da Pedra, escola da cidade de São Gonçalo, no leste fluminense, venceu a Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação conquistou o título e volta ao Grupo Especial 11 anos depois com enredo baseado no livro "A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas", de Júlio Verne.

Os compositores e o carnavalesco Mauro Quintaes tomaram emprestada a jangada do escritor francês —que nunca esteve no Brasil— para levá-lo junto com o público a uma viagem pela Amazônia.

O "delírio-enredo", segundo a escola, defendeu povos indígenas e mostrou, com contadores de histórias, como foi inventado o imaginário sobre a floresta.

foto mostra componentes da escola com fantasias vermelhas e carro alegórico ao fundo, com avenida lotada por público em arquibancadas laterais
Unidos do Porto da Pedra vence Série Ouro e volta à elite do Carnaval do Rio - Ana Cristina Victória - 19.fev.23/GRES Unidos do Porto da Pedra

Após o anúncio da vitória, integrantes e torcedores concentrados na quadra da escola iniciaram as comemorações com um grito de campeã preso na garganta há mais de uma década.

A escola foi rebaixada em 2012, quando apresentou um enredo sobre leite, e só chegou perto de voltar à elite no ano passado. Agora, a vitória e o grito de campeã finalmente chegaram.

"Meu sentimento é indescritível. Se chegou hoje, foi por garra e fibra da escola e de toda a comunidade", disse Lucia Lima, presidente da ala Guerreiros do Tigre.

A Porto da Pedra foi superada pelo Império Serrano no ano passado na disputa por uma vaga no Grupo Especial. Agora, as escolas trocam de lugar, já que a Império foi rebaixada.

Componente da ala Guerreiros do Tigre, João Pedro Araújo, 29, diz que a vitória é resultado de um processo na última década.

"É muita emoção, a escola vem se preparando, é bonito ver a quadra lotada e mobilizada, é incrível participar desse momento", diz ele, que fez questão de destacar que a bateria, que o sogro integra tocando cuíca, gabaritou com quatro notas máximas.

Já no outro extremo da classificação da Série Ouro, União de Jacarepaguá e Lins Imperial foram as últimas colocadas neste ano e vão desfilar na Série Prata em 2024.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.