Descrição de chapéu Mobilidade greve

Entenda o vaivém da liberação das catracas do metrô

Sindicato e companhia brigam na Justiça em relação à passagem gratuita durante a greve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A greve dos metroviários, iniciada na madrugada desta quinta-feira (23), começou a ser aventada há alguns dias e levou a possibilidade de liberação de passagem gratuita para os usuários ao centro das discussões.

No último dia 14, após uma audiência de mediação promovida pelo TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), os metroviários decidiram adiar a greve marcada para o dia 15.

Na audiência, o juiz auxiliar Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho estabeleceu prazo para a direção do Metrô e o governo do estado analisarem as reivindicações feitas pelos metroviários —pagamento de abono e contratações por meio de concurso público— e enfatizou a retomada do diálogo.

Também ficou prevista a realização de uma nova reunião entre o Sindicato dos Metroviários e o Metrô para esta quarta (22), com paralisação a partir da zero hora desta quinta (23), caso as partes não chegassem a acordo.

Entrada da estação da Luz, na avenida Prestes Maia, com aviso sobre a greve - Bruno Santos/Folhapress

Antes da reunião, na manhã desta quarta (22), o TRT-2 indeferiu liminar a pedido do Metrô, que queria fixar um quantitativo mínimo de funcionamento dos trens em caso de greve, e acatou a liberação das catracas proposta pelo sindicato como forma de minimizar o impacto para a população.

Na opinião da juíza relatora da decisão, Eliane Aparecida da Silva Pedroso, greve é um incômodo e tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno das exigências e necessidades de uma coletividade. Além disso, a liberação das catracas evitaria a diminuição da oferta de transporte.

Horas depois, na reunião, as partes não chegaram a um consenso e Rodrigues Filho sugeriu uma cláusula de paz. O magistrado também recomendou que as negociações fossem retomadas e que eventuais punições relacionadas ao movimento fossem retiradas.

As partes tinham 48 horas para informar se aceitavam ou não as sugestões do juiz mediador, e a opção foi pela greve. Nesta quinta, os portões das estações das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha do metrô amanheceram fechados. A 15-prata do monotrilho também parou.

Diante da greve, o Metrô chegou a divulgar que liberaria as catracas e o sindicato convocou os funcionários para retornarem aos postos de trabalho, gerando a expectativa de passe livre nas estações.

Para o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec (Instituto de Defesa do Direito do Consumidor), Rafael Calabria, a liberação seria uma medida interessante ao fazer pressão sem prejudicar os usuários. Além disso, seria uma maneira de testar o impacto do passe livre, cogitado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), no sistema metroviário em um dia útil e no horário de pico.

Legalmente, não há nada que impeça o Metrô de liberar as catracas para acesso gratuito dos passageiros, afirma Jacintho Arruda Câmara, professor de direito administrativo da PUC-SP e integrante da Comissão de Direito Administrativo da OAB-SP.

Ele explica que, se a medida fosse adotada de forma unilateral, com os funcionários do Metrô decidindo não fiscalizar o ingresso dos usuários ou permitir a passagem sem pagamento, a companhia poderia levar os prejuízos à justiça e tentar obter indenização junto ao Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Mas, com a ação discutida pelos dois lados, um pedido de indenização ficaria fragilizado. "É claro que haveria um prejuízo, uma perda econômica, mas seria uma medida negociada", comenta.

O professor recorda que a liberação das catracas já foi considerada em outros momentos de negociação, porém é a primeira vez que é apresentada como exigência e o ineditismo dificulta avaliar o real impacto da gratuidade das passagens tanto do ponto de vista econômico quanto de apoio dos passageiros à greve.

Câmara pondera que a liberação poderia gerar simpatia pela ação grevista nos usuários do Metrô, negativamente afetados a cada paralisação. Nesse sentido, o governo do Estado ficaria pressionado a negociar pelo prejuízo econômico e pelo apoio popular.

Por outro lado, a pressão da população insatisfeita por não conseguir se deslocar e a falta de arrecadação com as linhas paradas também têm grande efeito na mesa de negociação. "É uma questão de quão eficaz essa medida seria frente ao tradicional, que é a paralisação com os portões fechados. É algo mais pragmático do que propriamente jurídico".

Os portões, porém, continuaram bloqueados e, no fim da manhã, o TRT-2 deferiu liminar a pedido do Metrô que determina o funcionamento de 80% do serviço nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e de 60% nos demais horários, durante todo o período de paralisação, com pagamento de tarifa.

"Considerando as circunstâncias e urgência do caso, e diante da manifestação expressa da empresa pela recusa ao procedimento de liberação das catracas, entendo pela necessidade de estabelecer certos parâmetros para o regular exercício do movimento paredista", afirma o desembargador plantonista Ricardo Apostólico Silva, autor da decisão.

No fim da tarde, o Metrô usou suas redes sociais para informar a reabertura de trechos das linhas 1-azul, 2-verde e 3- vermelha como parte de seu plano de contingência. Segundo a companhia, a operação deve funcionar até as 20h.

Entenda o vaivém da greve

Véspera da greve

  • Justiça rejeita liminar do Metrô e autoriza catraca livre em caso de greve
  • Sem acordo com empresa, metroviários anunciam greve
  • Metrô não divulga se vai liberar passageiros de graça

Dia da greve

  • Metroviários entram em greve, com estações fechadas
  • Funcionários afirmam que voltariam ao trabalho com catracas livres
  • Metrô anuncia que aceita liberar catracas
  • Metroviários dizem que estão a postos para trabalhar, mas estado não libera passageiros
  • Gestão Tarcísio acusa funcionários de não terem voltado ao trabalho
  • Justiça revê decisão e manda metroviários garantirem 80% do serviço durante a greve
  • Funcionários dizem que não vão voltar ao trabalho sem catraca livre
  • Metrô anuncia reabertura de trechos até as 20h
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.