Descrição de chapéu Obituário Marcelo Modesto (1973 - 2023)

Mortes: Seu compromisso sempre foi com a música

Marcelo Modesto morreu no último dia 15 em decorrência de um câncer no baço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Marcelo Modesto é um daqueles exemplos que chama atenção. Desde muito pequeno já sabia que seu caminho era a música e nunca se deixou desviar do seu talento.

"O compromisso dele era com a música, sempre foi. E ele persistiu, não desistiu", diz a irmã, Sandra Modesto.

Modesto nasceu em Campinas (a 93 km de São Paulo), no distrito de Barão Geraldo, onde passou toda a vida. Saiu apenas para se formar em MPB e jazz no Conservatório de Tatuí, também no interior paulista. Era um exímio guitarrista e violonista, além de tocar uquelele, banjo e mandolim.

Marcelo Modesto era considerado genial e tocava com nomes consagrados da música brasileira
Marcelo Modesto era considerado genial e tocava com nomes consagrados da música brasileira - Divulgação/Prefeitura de Campinas

"O Marcelo despertou o dom dele desde pequenininho. Minha mãe conta que com 3 ou 4 anos ele já queria violão para tocar, desde sempre se manifestou na música. Minha mãe mandava estudar e ele falava que queria ser músico", conta Sandra.

À época, ainda havia preconceito em relação a músicos, relembra Sandra.

"Mas ele não desistiu. Estudou, foi atrás, fez aulas de violão, tinha ouvido muito bom, tirava o solo da música só de ouvir, sem precisar de partitura."

Ele trabalhou com Sandy, Bruno e Marrone, Roberto Menescal, Marília Mendonça, além de atuar com artistas independentes. Fez parte da banda de Chitãozinho e Xororó por mais de 18 anos, na qual permaneceu até o final.

O músico era conhecido por sua versatilidade, já que transitava do jazz ao sertanejo com excelência. Também era produtor musical e mantinha em Barão Geraldo o estúdio Whatafock.

"Ele era uma pessoa muito intensa, não vivia pela metade, era 8 ou 80. Ele não parava, inquieto demais. A única concentração que eu via nele era com o violão na mão, com a guitarra ou no estúdio, fora isso era sempre elétrico, afirma a irmã.

Marcelo Modesto morreu no último dia 15, aos 49 anos, em decorrência de um câncer no baço, descoberto entre outubro e novembro do ano passado.

Deixou a mulher Leila, os filhos Gabriel, 28, Thiago, 19, Maria Luiza, 3, e Teresa, 1. Além da irmã Sandra, deixou o irmão Carlos Maurício, e a mãe, Maria Inês.

Com a morte de Modesto, centenas de fãs e colegas da música inundaram as redes sociais com mensagens de pesar e de lembranças de experiências com ele.

"Foram muitos e muitos anos ao seu lado, nos estúdios, bastidores e palcos pelo Brasil e pelo mundo. Seu talento e sua amizade nunca serão esquecidos. Obrigado por tudo, e descanse em paz querido amigo", publicou o perfil de Chitãozinho e Xororó em uma rede social, com um vídeo de Modesto tocando.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.