Descrição de chapéu LGBTQIA+ transporte público

Mulher é retirada de vagão após ofender casal gay no metrô de SP

Caso aconteceu na linha 3-vermelha e foi filmado por testemunhas; vítimas acionaram seguranças e registraram BO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mulher de 66 anos foi retirada por seguranças de um vagão da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo depois de agredir verbalmente um casal de homens. As vítimas têm 22 e 27 anos.

O caso aconteceu na tarde da última quinta-feira (9). Vídeos registrados por passageiros e postados nas redes sociais mostram o momento da investida. Sentada em frente ao casal, a mulher se mostra incomodada e pede para que eles leiam a Bíblia, alegando se tratar de um conselho de mãe.

Uma discussão se inicia, e um dos homens chama a agressora de louca. A mulher, então, rebate: "Se eu fosse [louca] eu matava vocês. Matava um monte por aí".

Seguranças abordam mulher e pedem que ela se retire de vagão da linha3-vermelha do metrô de São Paulo após ofensa a casal gay - Reprodução/@kalliloliveira_ no Twitter

Outros passageiros intervêm, e uma das vítimas aciona seguranças do metrô. A mulher, então, é abordada e os seguranças pedem que ela deixe o vagão. Nos vídeos é possível ouvir passageiros aplaudindo a retirada da mulher.

Em nota, o Metrô afirma que todos os envolvidos foram conduzidos para a Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) para esclarecimento dos fatos e um boletim de ocorrência por injúria foi registrado no 77° DP (Santa Cecília), na região central da capital.

Lei em vigor desde 2001 no estado de São Paulo (Lei n° 10.948) prevê multa de R$ 1.000 a R$ 3.000 a quem praticar atos de discriminação em razão de orientação sexual.

Em âmbito nacional, embora não exista lei exclusiva, a homofobia —assim como a transfobia— é considerada crime desde 2019, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) enquadrou os casos na lei dos crimes de racismo (Lei n° 7.716/1989) até que o Congresso Nacional aprove uma legislação sobre o tema. A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.