Descrição de chapéu Mobilidade transporte público

Falha de energia na linha 5-lilás do metrô paralisa três estações

Circulação está parada entre Chácara Klabin e Hospital São Paulo; linhas de trem 8 e 9 têm velocidade reduzida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Passageiros que utilizam as linhas 5-lilás do metrô e 8-diamante de trem enfrentaram transtornos na manhã desta segunda-feira (3). As linhas são operadas pela concessionária ViaMobilidade.

A partir das 8h03, uma pane na rede elétrica interrompeu a circulação de trens nas estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da linha 5-lilás. O trecho faz conexões com as linhas 1-azul e 2-verde do metrô, com grande volume de passageiros.

Já o trecho que vai da estação Capão Redondo até a estação AACD-Servidor operava normalmente.

Nas linhas de trem 9-esmeralda e 8-diamante, houve trechos em que as composições circularam com velocidade reduzida entre a manhã e a tarde.

Passageiro na estação Santa Cruz da linha 5-lilás do metrô, administrada pela ViaMobilidade; circulação está paralisada nesta segunda (3) - Rivaldo Gomes - 25.out.2018/Folhapress

Imagens compartilhadas por passageiros nas redes sociais mostram um poste de energia caído em frente a uma plataforma de metrô. A paralisação provoca filas de passageiros nas estações.

A concessionária acionou a operação Paese, que disponibiliza ônibus para percurso dos trechos afetados pela falha no sistema metroferroviário.

A linha ficou mais de sete horas com problemas. A operação foi normalizada às 15h45.

Já a linha 9-esmeralda funciona com intervalos de 16 minutos, o dobro do normal, entre as estações Pinheiros e Osasco. Isso ocorre por causa da manutenção de um trilho próximo à plataforma em Pinheiros. A circulação foi normalizada às 15h12.

De Pinheiros até a Vila Natal, a operação segue normal, com intervalos regulares de 8 minutos.

Na linha 8-diamante, a velocidade dos trens foi reduzida em um trecho de 600 metros na região de Jandira (Grande SP), o que causa atraso de cerca de 1 minuto no tempo de viagem. Segundo a concessionária, isso ocorre devido a uma manutenção que já estava programada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.