Pais e voluntários vão revitalizar creche alvo de ataque em SC

Ação com pintura, paisagismo e mudança no parquinho busca marcar memória das quatro vítimas em Blumenau

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristiano Farias Martins
Blumenau (SC)

Pais de alunos da creche Cantinho Bom Pastor, onde quatro crianças foram mortas em ataque no último dia 5, em Blumenau (SC), diretores da escola e voluntários devem revitalizar a unidade com nova pintura, paisagismo e mudança no parquinho. A ação busca marcar a memória das vítimas da tragédia e unir a comunidade escolar.

Jennifer Pabst, mãe de Bernardo Pabst da Cunha, 4, uma das vítimas, disse que o momento não é de pensar somente no próprio filho, mas nas professoras e nas crianças que querem voltar para a unidade.

"É essa ajuda que a gente quer, que vai acalentar o coração de mãe", disse Pabst. "Precisamos de apoio para modificar a escola a partir de segunda e não permitir que vejam onde foram ceifadas as vidas dos nossos filhos."

roda de pais, diretora de creche e representantes da PM e prefeitura dentro de creche
Pais de vítimas de ataque em creche em SC participaram de reunião com diretores da Cantinho Bom Pastor - Cristiano Farias Martins/Folhapress

O pai de Bernardo, Paulo da Cunha, apoiou a iniciativa de todos se unirem pela revitalização. "É como o meu filho Bernardo, na hora de sair de casa, dizia: 'Vamos salvar o dia'", disse, em referência ao amor do menino pelos super-heróis.

Uma comissão de pais trabalhará na arrecadação de doações de material de construção e tintas, e de voluntários para a realização das obras no decorrer desta semana.

Além dos pais, participaram do encontro nesta terça-feira (11) representantes da prefeitura, do governo estadual e da Polícia Militar.

Entre os compromissos estabelecidos está a permanência do policiamento ostensivo em frente a creche por pelo menos duas semanas, segundo o tenente Coronel Filippi, comandante da Polícia Militar em Blumenau.

A prefeitura deve manter uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pais, alunos e professores da creche também por duas semanas.

Outro ponto discutido é a formação de um grupo de vereadores e deputados estaduais para ir a Brasília discutir modificações na legislação penal vigente.

Alcolides de Sena, proprietária da creche, informou que o muro da instituição será elevado e que câmeras serão instaladas no lado externo, permitindo que os pais acompanhem a movimentação nas proximidades da creche.

Ela também disse que o muro da creche será pintado em uma cor clara, para que as crianças, ao retornarem às atividades, possam desenhar em toda a extensão, participando também desse momento de retomada.

Para o retorno estão previstas somente recreações e brincadeiras, que contarão com o acompanhamento de psicólogos e outros profissionais.

Memorial

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), também anunciou nesta terça que a prefeitura vai construir um memorial em homenagem às quatro crianças.

"Memoriais são construídos para que cidades e pessoas relembrem acontecimentos que marcam a história. O objetivo é integrar um espaço de lazer para as famílias, com elementos que lembrem os quatro pequenos que não estão mais conosco", diz Hildebrandt.

Sob a coordenação da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, um grupo de trabalho vai avaliar o melhor local e definir como será a estrutura física da homenagem. O grupo será formado por representantes das secretarias de Planejamento Urbano, Cultura e Comunicação.

Colaborou Catarina Scortecci, de Curitiba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.