No Tocantins, Arthur Lira chama de 'limpeza urbana' operação com 18 mortes

Ação contra assaltantes do 'novo cangaço' durou 38 dias e terminou na quarta-feira (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Em visita a uma feira agropecuária no Tocantins, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), classificou como "limpeza urbana" a operação policial contra uma quadrilha de assaltantes que resultou em 18 mortes.

"Como dizia o [Alberto] Fraga, o que aconteceu aqui não foi uma operação policial, foi uma limpeza urbana. Bandido, quando não é na cadeia, é no lugar onde essa operação deixou", disse Lira nesta quinta (18) em discurso na abertura da Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), em Porto Nacional (TO), citando o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

A Polícia Militar de Tocantins anunciou nesta quarta (17) o encerramento das buscas da Operação Canguçu, que mobilizou mais de 300 policiais de Mato Grosso, Tocantins, Pará, Minas Gerais e Goiás pela mata ao longo de 38 dias. Nesse período, 18 suspeitos foram mortos e 5 foram presos em diferentes confrontos.

Dois homens brancos sorridentes se abraçam. Ambos vestem camisas brancas e bonés onde se lê "Agrotins". Lira, à esquerda, é mais alto e tem barba e cabelo grisalhos. Barbosa é mais baixo, tem cabelo mais escuro e também usa barba.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em evento no Tocantins com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) - @Wanderlei Barbosa no Instagram

Os policiais, segundo a PM, vão manter barreiras em estradas estratégicas. A Polícia Civil ainda investiga criminosos que podem ter dado apoio logístico aos bandidos em fuga.

A força-tarefa teve início em 9 de abril, quando um grupo com mais de 20 pessoas tentou assaltar a empresa de transporte de valores Brinks em Confresa (MT), em uma modalidade de ataque que ficou conhecida como "novo cangaço" —quando um grupo fortemente armado ataca instituições financeiras para roubá-las em cidades pequenas do interior do país, intimidando moradores e autoridades.

Os criminosos tentaram invadir a empresa explodindo um dos muros, mas não conseguiram acesso a nada de valor. Com a ofensiva frustrada, eles deixaram a cidade, invadiram uma reserva indígena e foram até a margem do rio Araguaia, onde pegaram barcos previamente preparados para seguir em direção ao Tocantins pelas águas que circundam a região da Ilha do Bananal.

Foram os indígenas que denunciaram a movimentação à polícia, dando início à caçada policial.

Imagem mostra um homem de traje camuflado bege deitado em uma estrada de chão e apontando um fuzil para a direita, onde se enxerga uma mata. Ao fundo, outro policial de roupa camuflada verde corre na direção contrária à câmera com uma arma na mão.
Policiais da Operação Canguçu trocam tiros com bandidos no Tocantins durante busca a quadrilha que atacou empresa em Confresa (MT) - Divulgação/Polícia Militar

Em 11 de abril, dois dias após a tentativa de assalto, a operação ganhou reforço de agentes de outros estados e auxílio de equipamentos como aeronaves e embarcações. Desde então ocorreram confrontos em Pium, Araguacema, Caseara e Marianópolis, todos municípios do Tocantins.

Durante as fugas pela mata, criminosos se alimentaram de milho de plantações e usaram sacas do grão para ocultar pegadas.

A Operação Canguçu também apreendeu armas, munições, coletes, luvas, balaclavas e capacetes a prova de balas, além de explosivos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.