Descrição de chapéu Rio de Janeiro - Estado

Operação da PF apreende na Flórida fuzis que seriam enviados a traficantes do Rio

Integrantes de facção se registravam como CACs para comprar armas em larga escala, segundo PF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Agentes da Polícia Federal brasileira e da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos apreenderam 12 fuzis em uma loja de armas de fogo em Orlando, na Flórida. O armamento, segundo investigação, seria enviado para facções criminosas que atuam no Rio de Janeiro.

A apreensão ocorreu durante a operação "Black Market", contra um suposto grupo de tráfico internacional de armas. Os suspeitos podem responder também por comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas, se somadas, ultrapassam 44 anos de reclusão.

A Polícia Federal não revelou os nomes dos alvos da busca e apreensão. A reportagem não conseguiu localizar as defesas.

Fuzis pretos enfileirados sobre caixas de papelão.
Operação da Polícia Federal do Rio de Janeiro em cooperação com agências de segurança dos EUA apreende 12 fuzis em Orlando (EUA). Armamento seria enviado para facções do tráfico de drogas do Rio - Divulgação/Polícia Federal do Rio de Janeiro

De acordo com as investigações da Polícia Federal, os suspeitos tiraram registro de CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) no Exército para comprar armas e acessórios em larga escala e importá-los dos Estados Unidos para o Brasil, "utilizando-se da flexibilização da legislação sobre o controle de carregadores, inclusive aqueles de alta capacidade, usado em armas automáticas", diz a PF, em nota.

Um novo decreto em preparação pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá modificar a fiscalização sobre os CACs. A Polícia Federal passa a ser responsável pela concessão de registro e autorização para aquisição de armas de CACs e, também, pela fiscalização de clubes de tiro e lojas de armas. Atualmente, esse papel cabe integralmente ao Exército.

Na casa de um dos alvos de busca e apreensão, em Nova Iguaçu (RJ), os agentes apreenderam duas pistolas, sete carregadores e munição de pistola e fuzil. O homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.

Armas apreendidas pela Polícia Federal em operação contra grupo suspeito de tráfico internacional. No RJ, um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munição - Divulgação/Polícia Federal do Rio de Janeiro

A PF disse que facções que atuam no Rio de Janeiro haviam comprado os 12 fuzis que foram apreendidos nos EUA, e que os suspeitos, juntos, movimentaram R$ 25 milhões em cinco anos, "montante incompatível com as rendas declaradas pelos investigados", diz a instituição.

As investigações começaram em 2021, quando a delegacia especial da Polícia Federal no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, apreendeu 475 carregadores de fuzis e pistolas em uma transportadora no bairro de Olaria, na zona norte do Rio.

A operação envolveu órgãos de segurança pública dos Estados Unidos como DSS (Serviço de Segurança Diplomática), o Escritório de Indústria e Segurança e a Ficta (Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.