Cinco pessoas morrem em operação policial no Espírito Santo

PM diz que respondeu a tiros disparados por grupo de criminosos; nomes das vítimas não foram divulgados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vitória

Cinco pessoas morreram durante uma operação policial na região do Morro do Macaco, em Vitória, na noite desta segunda-feira (14). O som de tiros por cerca de uma hora assustou os moradores do bairro.

Segundo a Polícia Militar do Espírito Santo, criminosos dispararam contra os agentes, que revidaram. De acordo com o comandante-geral da corporação, o coronel Douglas Caus, todos os mortos estavam envolvidos no confronto. Nenhum policial ficou ferido na ação.

carros da policia em rua escura à noite
Cinco homens foram mortos em operação policial em Vitória (ES) - Reprodução

Ele afirmou que aproximadamente 30 homens fortemente armados teriam recebido uma carga de drogas no local. "A Força Tática do Primeiro Batalhão chegou no bairro e foi duramente enfrentada com diversos disparos por parte dos criminosos, que mantiveram a posição, ou seja, continuaram com a troca de tiros por mais de uma hora".

Ainda segundo Caus, quando os militares avançaram para o topo do morro, os cinco suspeitos acabaram sendo baleados. De acordo com a Polícia Civil, eles chegaram a ser socorridos e encaminhados ao Hospital São Lucas, na capital, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Um dos suspeitos, segundo a polícia, estava armado com uma granada, mas, antes de jogar o objeto contra os militares, teria sido alvejado.

Como a granada não explodiu, o objeto foi apreendido pela polícia e, posteriormente, detonado pelo Batalhão de Missões Especiais. Outras cinco armas, além de drogas e munições, foram levadas pela polícia.

"A presença da granada demonstra a intenção desses indivíduos em acertar nossos policiais", disse o comandante. "Como os suspeitos mantiveram a posição, acreditamos que estavam protegendo alguma liderança e uma carga de drogas".

Já no final de noite de ontem, Caus afirmou que 300 militares seriam enviados ao Morro do Macaco para reforçar o policiamento.

armas e munições em mesa
Armas, munições e celulares foram apreendidos na ação - Reprodução

Durante a manhã e a tarde desta terça, centenas de agentes fizeram rondas no local.

Os cinco mortos, além dos suspeitos que fugiram, estavam protegendo uma liderança vinda de Minas Gerais, segundo o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho.

"De três [dos mortos] já temos a confirmação de envolvimento direto com crimes no Espírito Santo e em outros estados. Um deles, uma liderança da região, até março de 2022, estava preso em Minas e depois retornou ao Estado para tentar retomar a liderança do tráfico", disse Ramalho. "Talvez por isso a intensidade dos tiros, para que essa liderança conseguisse fugir".

A operação no Morro do Macaco, segundo o coronel Caus, tem relação com os ataques em Mangue Seco, no bairro Santa Martha, outra região de Vitória que sofreu com tiroteios no último domingo (13).

Em Mangue Seco, a polícia encontrou 27 cápsulas de fuzil e uma granada.

Até a manhã, somente uma das cinco famílias estiveram no Departamento Médico Legal de Vitória para fazer o reconhecimento de um dos corpos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.