Descrição de chapéu drogas Cracolândia

Polícia apreende 10 mil porções de drogas em SP e diz que destino seria a cracolândia

Entorpecentes foram encontrados em imóvel na zona leste; dois suspeitos foram presos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) encontraram 10 mil porções de drogas, entre maconha, k9, cocaína e skank, em uma casa no conjunto habitacional Sítio Conceição, na zona leste de São Paulo.

A apreensão ocorreu nesta segunda (21), e dois homens foram presos em flagrante. De acordo com a corporação, as drogas seriam destinadas ao tráfico na região da cracolândia, no centro da capital.

Drogas em cima de mesa
Drogas apreendidas em casa na zona leste seriam distribuídas na cracolândia, no centro de São Paulo, segundo a polícia - Divulgação/Deic

A ação foi realizada por policiais da 3ª Delegacia Patrimônio, que investiga crimes cometidos contra órgãos e serviços públicos.

Os agentes conseguiram informações sobre o centro de distribuição de drogas enquanto apuravam o crime de furto de fios e cabos elétricos na cracolândia e chegaram a um imóvel na rua Paraná.

Ainda de acordo com a polícia, no local a equipe percebeu que um indivíduo gravava imagens da viatura —na sequência ele teria entrado em outro imóvel nas proximidades.

Os trabalhos continuaram e foi descoberto na casa da rua Paraná um compartimento instalado no chão, onde estava escondida parte da droga e um caderno com a contabilidade do tráfico.

Os agentes, então, procuraram o homem que filmava a viatura e o encontraram com outro suspeito na rua Barão Teixeira de Camargo. Segundo a polícia, a dupla tentou fugir, mas foi detida em um córrego quando tentava se livrar de uma bolsa com drogas.

Apreensão de drogas k aumentou cinco vezes

Entre janeiro e 21 de agosto, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo aprendeu mais de 57 kg das drogas K, K2, K4, K9 ou spice. O número já é cinco vezes maior do total apreendido em 2022 pelo Denarc. No ano passado, o departamento apreendeu 11,6 kg.

O delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni explica que o aumento das apreensões se deve ao foco nas centrais de abastecimentos, conhecidas como "casas bombas". Esses locais servem como depósitos clandestinos de diferentes tipos de drogas.

"Começamos a localizar e tivemos um sucesso muito grande na apreensão das drogas. Só em agosto, em três dias, já apreendemos 1kg. Então, incentivar o combate às centrais de abastecimento vem surtindo efeito", afirma.

Apesar da quantidade apreendida desses entorpecentes ainda ser menor, se comparada aos outros tipos de droga, o delegado explica que há dois fatores que interferem. O primeiro é que se trata de uma droga relativamente nova. O segundo é que ela é muito potente. "É uma droga que em pouquíssima quantidade, com um grama, uma pessoa já consegue se drogar".

O delegado alerta ainda que as drogas k são consideradas ainda uma droga experimental, por isso a fórmula dela é sempre alterada, o que representa um perigo constante para o usuário. "Quem produz coloca o que vem na cabeça, a produção é muito amadora e perigosa".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.