Descrição de chapéu Obituário Ennio Leão (1931 - 2023)

Mortes: Amoroso, foi referência para a pediatria brasileira

Ennio Leão dedicou mais de sete décadas de sua quase centenária vida ao cuidado e ao ensino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ennio Leão dedicou sete décadas de sua vida à pediatria. Resplandecia ao falar da profissão.

Professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), formou-se em medicina na mesma instituição, em 1955, quando iniciou sua carreira trabalhando com gastroenterologia e dermatologia. Depois, especializou-se na assistência aos mais jovens.

Era paciente, amoroso, empático. Sabia conversar e acalmar seus pequenos pacientes como poucos. Fazia o mesmo com alunos e incontáveis afetos, alguns cultivados desde a infância em Conselheiro Lafaiete, histórica cidade mineira.

"Acho que eu não consigo expressar o apreço e a gratidão que tenho por ele", diz Joaquim Antônio César Mota, também médico e amigo de Ennio. "Nós fazíamos aniversário no mesmo dia e sempre ligávamos um para o outro para nos dar parabéns. Nosso vínculo sempre foi muito afetivo", continua.

.
Ennio Leão (1931-2023) - Divulgação/ UFMG

O médico dedicou-se também ao desenvolvimento científico. De 1980 a 1995, integrou a Sociedade Mineira de Pediatria. Em março de 1997, adentrou a Academia Brasileira de Pediatria. Lá, era um guia.

Durante sua carreira, foi estudioso das doenças nutricionais, especialmente da desnutrição, do raquitismo e do escorbuto.

"A pediatria brasileira perde uma das referências mais importantes para a nossa especialidade. Deixou um importante legado e foi exemplo de dedicação aos cuidados das crianças e adolescentes", declara Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ennio foi o criador e o editor sênior do livro "Pediatria Ambulatorial", publicado pela primeira vez em 1983. Em sua sexta edição, que saiu no ano passado, a obra foi renomeada como "Ennio Leão - Pediatria Ambulatorial", em homenagem ao seu decano.

Aposentou-se da vida acadêmica em 1989. Porém, continuava trabalhando voluntariamente no Hospital das Clínicas da universidade mineira. Em 2011, recebeu a medalha Cícero Ferreira, que homenageia os profissionais que se destacaram pela dedicação e contribuição à faculdade. No ano anterior, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência, concedida pelo governo mineiro a pessoas que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade.

Em todo o país, sua trajetória era celebrada com constância. Recebia profusão de prêmios e homenagens. Nas últimas vezes, agradeceu de longe, com a voz rouca e baixa. O tempo já o cobrava, todos percebiam.

Ennio Leão morreu aos 92 anos, na terça-feira (5). Deixa filhos, netos e bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.