Descrição de chapéu Obituário Herondina de Medeiros Scaff (1936 - 2023)

Mortes: Foi professora e empreendedora de sucesso no tricô

Herondina de Medeiros Scaff deixou as salas de aula para cuidar dos filhos, mas não conseguiu ficar parada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paulistana da região central da cidade, Herondina de Medeiros Scaff nasceu em 1936 e, ainda criança, vivenciou as dificuldades do racionamento imposto durante a Segunda Guerra Mundial, história que sempre contava aos filhos.

Desde pequena, influenciada pelo pai, tornou-se uma amante do esporte, principalmente, do futebol e do São Paulo, seu time do coração. Sempre que podia, ficava em frente à TV para assistir a todas as modalidades que aparecessem.

"Ela dizia ter jogado vôlei no tempo de colégio e assistia a partidas até de par ou ímpar, especialmente futebol", conta o filho Rubens Pimentel Scaff Junior, 64. "Ela era apaixonada pelo São Paulo e não conseguiu ver o título da Copa do Brasil no fim de semana, mas deve estar feliz onde quer que esteja."

Herondina de Medeiros Scaff (1936 - 2023)
Herondina de Medeiros Scaff (1936 - 2023) - Arquivo pessoal

Ao se formar na escola normal, como era conhecido o ensino médio na época, Herondina se tornou professora de educação infantil, função que exerceu até se casar, em 1958, com Rubens Pimentel Scaff. Da união, nasceram os filhos Ricardo e Rubens Junior.

Então, ela abandonou as salas de aula para cuidar dos filhos e sofreu o primeiro baque em 2002, com a morte do marido.

Como gostava de fazer tricô, o hobby logo virou um negócio, o que acabou ajudando nas finanças da casa. No início, tecia roupas de crianças para conhecidos, e os pedidos foram aumentando tanto que ela contratou tricoteiras para dar conta da demanda. Ela mesma fazia os desenhos das peças, que chegaram a ser exportadas para outros países.

"As peças eram vendidas em lojas importantes de roupas de bebê. Ela fez isso a vida toda, até o começo da pandemia de Covid-19, quando já tinha 84 anos. Durante a pandemia, já não conseguia mais contratar as pessoas e ela mesma voltou a tricotar", diz Rubens.

Além de ver sua produção ser paralisada pela pandemia, Herondina sofreu outro choque com a morte do filho Ricardo, aos 59 anos. "Foi uma época muito difícil. Uma senhora com 84 anos perde o filho, é trancada dentro de casa e fica os primeiros dois anos sozinha. Então, começou a sentir o baque muito forte", explica Rubens, destacando que no último ano ela já não podia ficar sozinha e passou a ser assistida por uma cuidadora.

Com a idade, ela se tornou mais frágil, ainda mais depois de passar por tratamentos de câncer duas vezes. O primeiro, há 25 anos, foi de mama. Na mesma época em que nasceu a única neta, Rafaela, hoje com 26 anos.

"O nascimento da minha filha foi uma grande motivação para ela lutar tanto para ficar viva. Logo que a Rafaela nasceu, minha mãe falava que o sonho dela era ver a neta com cinco anos, mas viu com 26", conta Rubens.

Com insuficiência cardíaca e respiratória, ela descobriu neste ano um câncer de pulmão. Debilitada, desta vez já não podia fazer mais fazer radioterapia. Herondina morreu no dia 17 de setembro, aos 87 anos. Ela deixa o filho Rubens, a neta Rafaela e duas irmãs.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.