Descrição de chapéu chuva

Chuva de granizo e rajadas de vento provocam transtornos e cancelam voos em SP

Segundo bombeiros, foram mais de 100 chamados para quedas de árvores; uma pessoa ficou ferida após um muro cair e Congonhas teve de operar por instrumento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após vários dias de muito calor, uma forte chuva de granizo e rajadas de vento atingiram a região metropolitana de São Paulo na tarde desta quarta-feira (27) e deixou uma pessoa ferida na queda de um muro na rua Henry Charles Potel, Brasilândia, zona norte da capital.

A vítima, um homem por volta dos 40 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e foi socorrida pelo Samu antes de ser levada para o pronto-socorro do hospital Cachoeirinha.

Segundo o Corpo de Bombeiros, outro desabamento ocorreu na Vila Guilherme, também na zona norte, este sem vítima.

A chuva desta quarta-feira derrubou 103 árvores na região metropolitana de São Paulo, como esta próximo ao número 300 da rua Carlos Weber, na Vila Leopoldina, que atingiu um carro
A chuva desta quarta-feira derrubou 103 árvores na região metropolitana de São Paulo, como esta próximo ao número 300 da rua Carlos Weber, na Vila Leopoldina, que atingiu um carro - Rubens Cavallari/Folhapress

A corporação informou em rede social que até às 20h houve 103 chamados para quedas de árvores na região metropolitana.

Na altura do número 300 da rua Carlos Weber, na Vila Leopoldina, zona oeste, uma árvore de grande porte caiu sobre um Chevrolet Onix que passava pelo local, mas não houve feridos.

Por causa da chuva e das fortes rajadas de vento que atingiram o município, o aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana, teve de operar por instrumento das 15h26 às 16h01, diz a Infraero. Depois, a operação voltou ao visual.

Segundo informações do painel da estatal que administra o aeroporto, mais de 30 voos foram cancelados.

Apenas a Gol confirmou que 17 voos da companhia tiveram de ser cancelados por causa do mau tempo. Outros três acabaram alternados para o Galeão, no Rio de Janeiro, e para Viracopos, em Campinas, no interior.

A Latam também teve problemas em seus voos, inclusive no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana —onde 14 aviões tiveram de ser alternados— , e atrasos informados de ao menos duas horas.

Azul igualmente enfrentou problemas com cancelamentos e teve de alternar voos para Campinas e Ribeirão Preto, também no interior do estado.

Entre 13h18 e 14h37 foram registradas quatro arremetidas em Congonhas, devido aos ventos fortes, também de acordo com a Infraero.

No aeroporto do Campo de Marte, na zona norte paulista, foi registrada a maior velocidade de vento na cidade, de 87 km/h, às 15h14, conforme aferiu o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.

Segundo a Climatempo, foi a chegada de uma frente fria que provocou a virada do tempo radical em São Paulo, após dez dias seguidos com temperaturas acima de 30°C e tempo seco.

"A chegada da frente fria gerou nuvens extremamente carregadas que provocaram temporal, com granizo e intensas rajadas de vento", diz a agência.

"O choque térmico foi muito forte", afirma a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

O CGE colocou toda a cidade em estado para alagamento às 15h20.

Foram registrados quatro pontos de alagamentos transitáveis: dois na região central, um na avenida Itaquera, na zona leste, e o último na marginal Tietê, na pista expressa no sentido da Castelo Branco, na altura da ponte da Vila Guilherme.

O pico de congestionamento foi registrado às 19h, com 689 km de lentidão, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego.

A chuva foi rápida, mas atingiu com maior intensidade a região entre São Roque, Vargem Grande Paulista, Cotia, Itapecerica da Serra e Embu Guaçu antes de chegar à capital, que ficou em estado de atenção por cerca de duas horas.

A temperatura máxima do dia na capital, de 33,8ºC, foi registrada às 15h, quando os termômetros começaram a despencar com a intensidade da chuva.

Morador mostra granizo durante a tempestade que atingiu São Paulo na tarde desta quarta-feira (27)
Morador mostra granizo durante a tempestade que atingiu São Paulo na tarde desta quarta-feira (27) - @_FelipeCarvalho no X

Conforme informações do banco de dados do CGE, setembro iá registrou 47,3 mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 69,2% dos 68,3 mm esperados para o mês.

O granizo surpreendeu os moradores, que publicaram vídeos nas redes sociais.

O CGE informa ainda que o sistema frontal se afasta da capital nesta quinta (28), e os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a entrada de umidade e do ar mais frio. Desta forma, o dia terá céu encoberto e períodos com garoa e chuva leve. Como anunciado, a temperatura terá uma queda brusca, com mínima de 15°C e máxima de apenas 19°C.

"Na sexta-feira (29), o dia começa com muitas nuvens, chuviscos e leve sensação de frio. Entre o fim da manhã e a tarde, acontecem poucas aberturas de sol que facilitam a elevação da temperatura. Não há previsão de chuva significativa. Mínima de 15°C e máxima de 22°C", diz a nota do CGE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.