Tarcísio troca comandantes da Rota e da cracolândia em SP

Movimentações foram publicadas em Diário Oficial em meio a transferências de tenentes-coronéis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O tenente-coronel Rogério Nery Machado deixou o posto de comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), considerada tropa de elite paulista, na última segunda-feira (28).

A movimentação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (4).

O posto agora é ocupado pelo tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi. Ele foi promovido, uma vez que já pertencia aos quadros da Rota. Até março de 2020 Akira era capitão. Foi o então governador João Doria que assinou sua promoção para major, por merecimento.

Machado retorna ao 4º Batalhão de Choque, que abarca o COE (Comandos e Operações Especiais) e o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Movimentação de policiais militares do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) na Vila Zilda, em Guarujá, litoral de São Paulo
Movimentação de policiais militares do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) na Vila Zilda, em Guarujá, litoral de São Paulo - Danilo Verpa - 31.jul.23/Folhapress

O oficial, que chegou ao prédio do Tobias Aguiar no final de março, permaneceu por quatro meses à frente da Rota.

Foi durante seu comando que o soldado Patrick Bastos Reis foi morto na noite de 27 de julho em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Após a morte do PM, foi desencadeada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a Operação Escudo, que visava encontrar os autores do crime contra o policial e asfixiar o tráfico de drogas na região.

Até esta segunda ao menos 27 pessoas já haviam morrido na Baixada Santista durante intervenções da Operação Escudo. Três suspeitos pela morte de Reis foram presos.

Em evento na noite desta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, Derrite afirmou que as trocas no comando da PM não têm relação com a Operação Escudo e que são normais.

"Elas derivam da promoção do tenente-coronel Takahashi", declarou sobre a mudança na Rota. "É um profissional extremamente experiente."

Derrite disse que o tenente-coronel Rogério Nery Machado sabia que ficaria pouco tempo no comando da Rota, pois havia um planejamento para que o major Takahashi assumisse o comando da tropa —o secretário lembrou as patentes históricas do oficial e seu tempo no batalhão de elite da PM.

"Ele [tenente-coronel Nery] sabia que ficaria quatro meses até a promoção do tenente-coronel Takahashi", disse.

O secretário negou queda de prestígio do então comandante da Rota. "Retornará para comandar um batalhão de operações especiais, faz parte da carreira."

Além da troca na Rota, foram realizadas outras 23 transferências de tenentes-coronéis.

CRACOLÂNDIA

Entre os oficiais transferidos está o tenente-coronel Armando Luiz Pagoto Filho, até então responsável pelo 13º batalhão e que passa a comandar o policiamento na zona sul. A unidade localizada na avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, abrange uma parte da cracolândia.

Há cerca de um mês o motorista do então comandante foi preso em flagrante sob suspeita tráfico de drogas. A prisão do soldado foi convertida em preventiva, e ele acusa o dono de uma oficina de ter usado seu veículo, que havia sido deixado para um conserto, para armazenar seis tijolos de maconha.

Derrite também disse que a mudança no comando no 13º batalhão é algo comum, assim como em outros batalhões. "São mais do que normais e naturais."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.