Dia mais quente do ano em SP tem doação de gelo e trem que vira forno

Vagões apresentaram falhas no sistema de refrigeração do ar, segundo passageiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em novo dia de calor recorde na capital paulista, passageiros do transporte sobre trilhos enfrentaram um sufoco nesta segunda (13). Parte dos trens da Linha-9 Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, apresentaram falhas no ar-condicionado. O calorão também afetou a rotina de quem circulou pelas ruas da cidade.

Homem joga água sobre o rosto em novo dia de calor recorde na cidade de São Paulo
Homem joga água sobre o rosto em novo dia de calor recorde na cidade de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média da cidade atingiu 37,8°C, a mais alta já anotada desde o início das medições em 2004.

A medição de referência para a cidade, porém, é realizada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na estação meteorológica do mirante de Santana, na zona norte. Este marcador apontou uma temperatura máxima de 37,4°C, a mais alta deste ano, superando os 37,1°C da véspera, que era o maior valor para 2023 até então. O dado ainda será confirmado.

A maior marca no local que faz a medição oficial da cidade foi de 38,4°C, alcançada em outubro de 2014.

O Inmet também prolongou até sexta (17) o alerta vermelho para a onda de calor que atinge praticamente todo o país, principalmente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Há grande perigo para a saúde, uma vez que as temperaturas estão pelo menos 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.

Nos trens da Linha-9 Esmeralda, o ar estava excessivamente quente em dois dos seis vagões nos quais a Folha viajou nesta tarde, entre as estações Pinheiros e Berrini.

Somente algumas das saídas do sistema de refrigeração dentro dos carros estavam funcionando. Em nota à reportagem, a concessionária afirmou que assim que recebe as observações sobre temperatura via canais oficiais, elas são enviadas para a área técnica e o trem é recolhido para manutenção após o horário de pico para avaliação.

A ViaMobilidade também disse que, durante trabalho de manutenção dos trens, seus técnicos identificaram em parte dos 848 aparelhos de ar condicionado instalados "a presença de 320 válvulas de by-pass diferentes da especificada pelo fabricante".

"Essas válvulas têm a função de regular a temperatura de 23°C programada para os aparelhos. Nos testes, porém, foi verificado que as válvulas não estão funcionando conforme o esperado, resultando em oscilações no controle da temperatura dos aparelhos, que em alguns casos são desligados automaticamente durante a operação. Quando um problema é identificado, o trem é recolhido para inspeção", diz a nota.

A concessionária informou ter encomendado 700 peças do modelo original, com prazo de entrega no início de 2024. As substituições das válvulas, porém, já teriam começado com a utilização de dispositivos já mantidos em estoque. "A conclusão do trabalho, feita por equipe de 24 profissionais da equipe de manutenção, está prevista para abril de 2024. Com a troca, os aparelhos voltam a operar de acordo com os padrões originais de fábrica, corrigindo as instabilidades de temperatura", finalizou.

"É um forno, principalmente de manhã, hoje mesmo tinha uma senhora passando mal", conta a técnica de enfermagem Karina Rocha, 41, que utiliza diariamente a ferrovia.

"Eu costumo ligar para a ViaMobilidade [concessionária responsável pela linha] para pedir para ligarem o ar, porque muitas vezes está desligado quando eu pego o trem, às 4h, mas eles só ligam depois da 6h", diz a operadora de máquinas Ivete Gomes, 50.

A sensação também era a de estar em uma estufa por causa do ar quente trazido pelos dutos de ventilação até as profundezas das estações da Linha-4 Amarela, operada pela ViaQuatro. Nos trens, porém, a refrigeração era potente. "Aqui está ótimo", elogia o advogado Vinicius Hiraga, 27.

A reportagem não identificou problemas quanto ao sistema de refrigeração nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, sob gestão do Metrô.

Nas ruas da região central da capital paulista, a população recorria às garrafas d’água, sorvetes, sombrinhas e ar-condicionado no carro para suportar o calor.

Na avenida Paulista, a fila de uma sorveteria ocupava a largura da calçada. "Sempre tem muita gente aqui, mas não como hoje", conta a funcionária Maria Santana, 19. "As vendas praticamente dobraram."

Motorista da Uber, Kesio Soares, 29, tentava manter uma folha de jornal sobre o telefone celular fixado no para-brisa, como uma guarda-sol improvisado. A intenção era deixar o celular na sombra e, assim, evitar o superaquecimento do aparelho. "Já travou duas vezes hoje", conta.

Segundo Soares, oito entre dez passageiros estavam optando por utilizar o serviço na categoria com preço mais alto, que garante o direito ao ar-condicionado ligado.

Duas mulheres tomam sorvete
Na avenida Paulista, pedestres tomam sorvete em novo dia de calor recorde nesta segunda (13) - Rubens Cavallari/Folhapress

Turistas acostumados com o calorão de outras partes do país também estranhavam o clima em São Paulo. Empunhando um pequeno guarda-sol, o engenheiro Paulo Vitor, 30, tentava proteger sua mulher, a professora Bruna Moreira, 31, e o filho do casal, Theo, de cinco meses.

A família de São Luís diz que a capital maranhense é tão quente quanto São Paulo neste dias de calor recorde. "Eu ainda trouxe um monte de blusas para o frio daqui, só vou conseguir usar no shopping."

É mais difícil enfrentar o calor para quem está excluído do mundo do consumo. Morando em uma tenda improvisada com plástico preto nas grades do parque Prefeito Mario Covas, na avenida Paulista, o artesão Vitor Manoel Faria, 23, depende do único bebedouro público para conseguir água.

São necessários cerca de dez litros de água para o consumo da família. Também vivem no local os tios de Faria, cinco cães e uma gata. "O que tem salvado a gente são as doações de gelo do pessoal que é ambulante aqui perto e do McDonald's", conta. "É essencial, até para refrescar a água dos bichos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.