Descrição de chapéu Rio de Janeiro violência

Policial e três suspeitos morrem em operação na zona norte do Rio

Segundo PM, outros dois agentes ficaram feridos na ação, que também afetou circulação de trens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um policial militar e três suspeitos morreram durante uma operação na manhã desta quarta-feira (27) em comunidades da zona norte do Rio de Janeiro. Pelo menos outros dois policiais ficaram feridos.

A situação afetou a circulação de trens e assustou passageiros. Imagens publicadas nas redes sociais mostram pessoas deitadas no chão de vagões para tentar se proteger em meio ao barulho de tiros.

De acordo com a Polícia Militar, o 16° BPM (Batalhão de Polícia Militar) e unidades subordinadas ao 1° CPA (Comando de Policiamento de Área) realizam a operação nas comunidades Parada de Lucas, Vigário Geral, 5 Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta.

Fuzis apreendidos pela Polícia Militar em operação na zona norte do Rio de Janeiro
Polícia Militar afirma que apreendeu fuzis em operação na zona norte do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (27) - @PMERJ no X

O objetivo, diz a corporação, é a repressão ao roubo de cargas e veículos. Os agentes também verificam denúncias de uma possível reunião de criminosos.

Em nota, a Polícia Militar afirma que, logo no início da operação, uma equipe em patrulhamento foi atacada por criminosos armados. Um policial foi baleado de raspão e, em seguida, levado para o Hospital Getúlio Vargas.

Um segundo agente foi atingido na cabeça e transferido para a mesma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Na rede social X, antigo Twitter, a Polícia Militar lamentou a morte do policial, identificado como sargento Leonardo Maciel da Rocha. Ele era lotado no 3° BPM (Méier), que dava apoio à ação.

Um terceiro policial ficou ferido em patrulhamento durante a operação. Ele também foi levado para o hospital. O agente recebeu atendimento e não corre risco de morte, afirmou a polícia.

De acordo com a corporação, três suspeitos também ficaram feridos em um confronto em Vigário Geral. Eles foram encaminhados para atendimento médico, mas não resistiram, segundo a Polícia Militar. O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) atuou na região.

A polícia diz que apreendeu quatro armas de guerra (fuzis). Ainda de acordo com a corporação, outros dois suspeitos foram "conduzidos para averiguação" na 38ª DP (Delegacia de Polícia).

Com o caso desta quarta-feira, a região metropolitana do Rio de Janeiro soma 135 agentes de segurança baleados em 2023, segundo o Instituto Fogo Cruzado. Desse total, 60 morreram e 75 ficaram feridos, aponta o levantamento.

Em meio à operação policial desta quarta, estações de trens da SuperVia chegaram a ser fechadas para embarque e desembarque. O serviço de transporte passou a ser retomado ao longo da manhã.

"A concessionária lamenta o ocorrido, mas reforça que a segurança é uma prioridade para os clientes e os colaboradores", disse a SuperVia em nota atualizada às 11h50.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.