Após novo saque a loja, Nunes e Tarcísio falam em aumentar efetivo de guardas e PMs no centro de SP

Prefeito e governador também citaram investimentos em câmeras de monitoramento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após mais uma loja no centro de São Paulo ser saqueada por usuários de drogas, na madrugada de sábado (27), prefeitura e governo se uniram em busca de soluções para a segurança na região central.

No domingo (28), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que planeja colocar mais 500 profissionais da GCM (Guarda Civil Metropolitana) nas ruas do centro, tomadas pela cracolândia e batedores de carteira sobre bicicletas. E voltou a citar a central de monitoramento do Smart Sampa, que funcionará no Palácio dos Correios, no vale do Anhangabaú, com entrega prevista para 16 de fevereiro.

Nesta segunda-feira (29), o governador Tarcísio Freitas (Republicanos) disse pretender ampliar o efetivo na rua com mais de 2.000 policiais militares até o fim deste ano. Ele esteve ao lado de Nunes em agenda na zona sul paulistana.

0
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em ato em memória às vítimas do holocausto - Zanone Fraissat - 28.jan.2024/Folhapress

"Vamos fazer a convocação de militares da reserva para assumir funções administrativas no quartel e liberar efetivo para a cidade", disse Tarcísio. "Lamentamos os crimes noticiados e, em parceria com a prefeitura, vamos investir tempo e energia para mudar a realidade do centro."

A gestão Tarcísio também vai investir em câmeras de monitoramento, a serem instaladas em até dez meses. O plano está orçado em R$ 158 milhões e faz parte do Muralha Paulista, programa do governo para a segurança pública.

O estado de São Paulo registrou recorde de furtos no último ano. Somente de janeiro a outubro, as delegacias de polícia registraram 481.800 ocorrências, contra 466.626 em 2022, alta de 3%. O recorde anterior era de 2005, com 472.322 casos em dez meses.

Na capital foram 208.700 casos em 2023, ante 193.572 em 2022, alta de 8%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.