Descrição de chapéu chuva

Litoral de São Paulo tem alerta para grandes volumes de chuva no fim de semana

Inmet afirma que acumulado diário pode chegar a 100 mm; deve chover forte também na capital paulista, no RJ e em MG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê grandes volumes de chuva no litoral de São Paulo, a partir desta sexta-feira (12).

Segundo o órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, há a possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm em áreas do litoral paulista. O mau tempo pode ir até segunda-feira (15).

Vista aérea da praia com o tempo nublado; nuvens carregadas e escuras pairam sobre a areia e o mar
Praia de Maresias, litoral norte de São Paulo, nesta sexta-feira (12) - Adriano Vizoni/Folhapress

Nesta sexta, afirma o instituto, a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado —área alongada de baixa pressão— em níveis médios e baixos da atmosfera, vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No caso paulista, além do litoral, o alerta vale para a faixa leste do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo —com previsão de até 70 mm em 24 horas—, e a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, que inclui a Serra da Mantiqueira.

A Climatempo prevê fortes pancadas de chuva em todo o estado nesta sexta, a partir do período da tarde.

"Esses temporais devem vir acompanhados de raios, ventania de mais de 70 km/h e não se descarta a possibilidade de granizo", diz a agência.

A partir deste sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, prevê o Inmet, aumentando a umidade sobre o leste da região Sudeste do país.

A passagem da frente fria, mesmo que afastada do continente, criará condições para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em todo estado, afirma a Defesa Civil de São Paulo. "Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento."

No domingo (14), a chuva diminui na cidade de São Paulo, aponta a Climatempo, mas pode ocorrer no a partir da tarde.

No fim de semana, prevê o Inmet, a temperatura na capital paulista deverá oscilar entre 21°C e 27°C.

Em Santos, na Baixada Santista, a máxima também deverá chegar a 27°C e em Ubatuba, no litoral norte, a 28°C.

Nesta semana a região metropolitana de São Paulo sofreu com as consequências de seguidos temporais, como alagamentos, falta de energia elétrica e morte.

Imagem colorida do estado de São Paulo, com destaque a área avermelhada, onde pode chover mais
Mapa do Inmet mostra áreas (em tom avermelhado) que podem ter grandes volumes de chuva a partir desta sexta-feira (12) - Reprodução/Inmet

MG E RJ TAMBÉM TERÃO CHUVA FORTE

Conforme o alerta emitido pelo Inmet nesta quinta-feira (11), de forma localizada há possibilidade de até 300 mm de chuva nos próximos cinco dias na região Sudeste do país. Além de São Paulo, o aviso vale para o sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro.

"Devido a acumulados de chuva, elevados em um curto espaço de tempo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte", afirma a Defesa Civil paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.